Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Robert Trivers faz conferência sobre genômica e psicologia

Robert Trivers faz conferência sobre genômica e psicologia

por Sandra Codo - publicado 15/07/2007 00:00 - última modificação 02/04/2013 13:56

Duas áreas se destacam nas pesquisas do biólogo evolucionista Robert Trivers (Universidade Rutgers, EUA): teoria social baseada na seleção natural e biologia de elementos genéticos temas que serão abordados em sua conferência no dia 4 de agosto, no Instituto de Biociências da USP.

roberttrivers.jpg
Robert Trivers

O biólogo evolucionista Robert Trivers (Universidade Rutgers, EUA), considerado um dos mais influentes teóricos do evolucionismo em atividade, faz a conferência "A Importância do Imprinting Genômico para a Compreensão da Psicologia Humana e dos Transtornos Pediátricos" no dia 4 de agosto, às 15h, no Instituto de Biociências da USP. A conferência é uma realização do IEA e do Instituto de Psicologia da USP. (O evento será em inglês, sem tradução.)

Nos mais de quarenta anos que já dedicou à pesquisa científica, Trivers tem trabalhado sobretudo em duas áreas: teoria social baseada na seleção natural — que inclui sua teoria do auto-engano como estratégia adaptativa — e biologia de elementos genéticos egoístas — que explica determinados conflitos genéticos internos, questão relacionada com o tema de sua conferência no dia 4 de agosto.

Em conferência de 2004 organizada pelo site Edge, Trivers comentou que desde o início dos anos 90 tem tentado entender as situações na natureza nas quais os genes em um indivíduo estão em desacordo, "ou, dito de outra maneira, situações nas quais os genes num indivíduo são selecionados em direções conflitantes".

Nos seus trabalhos iniciais, publicados nos anos 70, no final de seu doutorado e anos seguintes, Trivers elaborou teorias sobre altruísmo recíproco, investimento dos genitores nos cuidados com a prole, seleção sexual, conflito genitores-prole, razão entre o número de machos e de fêmeas, engano e autoengano. Esses trabalhos foram citados mais de 7 mil vezes na literatura científica.

Triver ingressou na Universidade Harvard no início dos anos 60 para estudar matemática, mas resolveu estudar história como preparação para se tornar advogado. Graduou-se em história em 1965, mas não pode cursar a Escola de Direito da Universidade Yale por causa de um colapso nervoso, que o levou inclusive a frequentar aulas de psicologia. Em 1968, começou o seu doutorado em Harvard com Ernst Mayr (1904-2005), considerado o "Darwin do século 20". Obteve seu Ph.D. em 1972, trabalhou em Harvard de 1973 a 1978, depois na Universidade da Califórnia em Santa Cruz (1978 a 1994) e em seguida ingressou na Universidade Rutgers, onde atua até o momento. No ano acadêmico 2008-2009, foi pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados de Berlim, Alemanha. Em 2007, recebeu o Crafoord Prize em Biociências pela "sua análise fundamental da evolução social, conflito e cooperação". No início da década, foi relacionado em edição especial da revista "Time" entre os 100 maiores pensadores e cientistas do século 20. É autor de "Social Evolution, Natural Selection and Social Theory: Selected Papers of Robert Trivers".

Foto: Rutgers — State University of New Jersey