Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Roberto Lent propõe revisão de dogmas da neurociência

Roberto Lent propõe revisão de dogmas da neurociência

por Sandra Codo - publicado 05/08/2011 00:00 - última modificação 12/11/2015 09:08

O neurocientista Roberto Lent fará a conferência "Quantos Neurônios Você Tem? Alguns Dogmas da Neurociência sob Revisão", no dia 15 de setembro, em evento que comemora os 25 anos do IEA.

robertolentagecomufrn.jpg
O neurocientista Roberto Lent, da UFRJ

Deficiências dos métodos disponíveis e um certo conservadorismo que consolida conceitos errôneos ou imprecisos na literatura levaram ao estabelecimento de alguns dogmas sobre o cérebro, derivados, segundo o neurocientista Roberto Lent, das características quantitativas do sistema nervoso. No dia 15 de setembro, às 17h, no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Lent tratará desses conceitos na conferência "Quantos Neurônios Você Tem? Alguns Dogmas da Neurociência sob Revisão". O evento integra o Ciclo Ciência Avançada, comemorativo dos 25 anos do IEA.

Os cinco dogmas para os quais Lent propõe outras interpretações ou simplesmente sua substituição por conceitos alternativos são:

1º) o córtex cerebral é o pináculo da evolução — "baseado nas observações de que o seu volume é maior nas espécies mais 'inteligentes' e que a superfície cortical cresce mais do que qualquer outra região cerebral, atingindo a máxima proporção nos primatas superiores e nos seres humanos";

2º) o cérebro humano contém 100 bilhões de neurônios e dez vezes mais células gliais — "esses números redondos se tornaram extensamente adotados, embora as estimativas feitas por diversos autores conduzam a uma faixa de discrepância entre 75 e 125 bilhões de neurônios no cérebro como um todo";

3º) o nosso cérebro é estruturalmente especial, um ponto fora da curva quando comparado com outros primatas — "esse é derivado do 2º dogma: sendo tão grande e convoluto, seria um construto especial da natureza, independente das escalas evolutivas";

4º) sendo modular em estrutura, o cérebro (e particularmente o córtex cerebral) cresce pela adição tangencial de módulos uniformes em composição neuronal — "esse dogma apareceu como uma tentativa de explicação para o considerável crescimento do cérebro durante o desenvolvimento e a evolução".

5º) a adição de neurônios é pré-natal no córtex cerebral — "o tema controverso da neurogênese adulta".

Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ, onde chefia o Laboratório de Neuroplasticidade, Lent é doutor em biofísica pela UFRJ e fez pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA. É membro da Academia Brasileira de Ciências, do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje. Sua área é a morfologia, com ênfase em neuroembriologia, realizando pesquisas sobre desenvolvimento e plasticidade do córtex e comissuras cerebrais, quantificação de estruturas cerebrais de diferentes espécie e sobre o córtex cerebral humano. Atua também em divulgação científica para adultos e crianças, com livros publicados para esse dois públicos, e escreve regularmente para a revista "Ciência Hoje On Line" e outros veículos. Lent é autor de doze livros, entre os quais o recente "Sobre Neurônos, Cérebros e Pessoas", lançado em junho, "Cem Bilhões de Neurônios" (2ª edição em 2010) e "Neurociência da Mente e do Comportamento" (2008), capitulos em 13 livros e 63 artigos em periódicos especializados.

O Ciclo Ciência Avançada já teve a participação do neurocientista Miguel Nicolelis, do astrofísico João Steiner e da linguista Eleonora Cavalcante Albano; no dia 12 de agosto será a vez da participação do geneticista Sérgio Danilo Pena.

Local: Auditório Luiz Rachid Trabulsi, ICB-USP, Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, São Paulo.

Foto: Ecom/UFRN