Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Inscrições de professores da USP para seleção do Programa Ano Sabático vão até 30 de julho

por Mauro Bellesa - publicado 26/05/2021 11:15 - última modificação 27/05/2021 11:32

Parceria do IEA com a PRP-USP, o programa recebe professores da USP para realizarem projetos de pesquisa por seis meses ou um ano.
Relacionado

Programa Ano Sabático está com inscrições abertas até 30 de julho para professores da USP de qualquer área do conhecimento interessados em realizar pesquisa de seis meses ou um ano no IEA em 2022. O programa é uma parceria do Instituto com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP.

Os candidatos devem enviar, via formulário online, súmula curricular, projeto de pesquisa e concordância para participar do programa expedida tanto pelo Conselho de Departamento ou colegiado equivalente quanto pela Congregação ou colegiado máximo da unidade de origem do pesquisador. Essa concordância é necessária para que o docente seja dispensado de todas as atividades em sua unidade e possa atuar exclusivamente no IEA durante seu período sabático.

Podem participar apenas docentes com no mínimo sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), completados até a data de início da pesquisa, conforme o estabelecido pela Resolução 7069/2015, que regulamenta o programa.

Em sua proposta de participação, o docente deve justificar por que sua pesquisa deve ser feita no IEA. O projeto de pesquisa deve ter no máximo 12 páginas e a súmula curricular, no máximo quatro páginas em formato A4.

Os contemplados deverão iniciar as atividades até março de 2022. No caso de participação por seis meses com início no segundo semestre do próximo ano, o início das atividades deve ocorrer até agosto de 2022. Eles deverão proferir ao menos uma conferência por semestre de participação, bem como produzir trabalho científico inédito e original ou outro produto, de sua escolha, constante do projeto aprovado.

Cada selecionado receberá auxílio de R$ 6 mil para cada semestre de atuação no programa. Os recursos deverão ser utilizados em despesas referentes ao projeto, tais como passagens aéreas, diárias, auxílio a pesquisadores e despesas com terceiros.

Finalizado o período sabático, o participante terá até 60 dias para enviar ao IEA relatório acadêmico e documentação relativa à prestação de contas. O relatório acadêmico deve incluir breve histórico da pesquisa, resumo do que foi realizado no período, detalhamento dos progressos e resultados materializados pelos benefícios gerados, trabalhos científicos produzidos e outros produtos decorrentes da pesquisa.

Edições anteriores

Os integrantes da sexta edição (2021) do Programa Ano Sabático iniciaram suas atividades em março. Com eles, somam 42 os participantes até este ano [veja os participantes da primeirasegundaterceira, quartaquinta e sexta edições].