Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sachs faz conferência sobre os desafios pós-crises

Sachs faz conferência sobre os desafios pós-crises

por Flávia Dourado - publicado 16/11/2009 00:00 - última modificação 21/08/2015 17:32

O economista e sociólogo Ignacy Sachs fará a conferência "A Saída da(s) Crise(s): Mesmice ou Mudança de Rumo?" no dia 24 de novembro, às 15h, no IEA.

Para o economista e sociólogo Ignacy Sachs, professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França, o mundo enfrenta dois desafios simultâneos na saída de três crises conjugadas (a financeira, a socioeconômica e a ambiental): as mudanças climáticas e o déficit de oportunidades de trabalho decente.

Ele tratará da superação desses desafios na conferência "A Saída da(s) Crise(s): Mesmice ou Mudança de Rumo?", no dia 24 de novembro, às 15h, no IEA.

Para Sachs, há quatro fronteiras a serem transpostas:

• expansão das redes públicas de serviços sociais (fora do mercado);
  • ampliação do perímetro da economia solidária dentro da economia de mercado;
  • transição acelerada à economia de baixo carbono (rumo às biocivilizações modernas baseadas no uso múltiplo das biomassas);
  • rumo à ecossocioeconomia do desenvolvimento; o Estado desenvolvimentista pró-ativo e planejador.

ignacysachs2007.jpgPERFIL

Nascido na Polônia em 1927, Ignacy Sachs chegou ao Brasil em 1941 como refugiado da Segunda Guerra. Permaneceu no país até 1954, onde se graduou em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Políticas do Rio de Janeiro (hoje Cândido Mendes). De volta à Polônia, trabalhou no Instituto de Relações Internacionais. De 1957 a 1960, esteve na Índia como funcionário da embaixada polonesa, período em que realizou seu doutorado na Escola de Economia da Universidade de Delhi. Ao retornar à Polônia, foi encarregado de criar um centro de pesquisas sobre economias dos países subdesenvolvidos, na Escola de Planejamento e Estatística, em Varsóvia. É professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), França, na qual ingressou em 1968. Na EHESS, fundou e co-dirige o Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo. Alguns dos seus livros são "Extrativismo na Amazônia Brasileira: Perspectivas sobre o Desenvolvimento Regional" (1994) e "Estratégias de Transição para o Século 21: Desenvolvimento e Meio Ambiente" (1993), "Rumo à Ecossocioeconomia — Teoria e Prática do desenvolvimento (2007) e "A Terceira Margem" (2009).
Foto: Mauro Bellea/IEA-USP