Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski tomam posse na direção do IEA

Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski tomam posse na direção do IEA

por Mauro Bellesa - publicado 30/06/2016 18:10 - última modificação 25/07/2016 16:13

Em cerimônia realizada no Instituto Tomie Ohtake na noite de 29 de junho, Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski tomaram posse como diretor e vice-diretor do IEA.
Mesa da cerimônia de posse da nova Diretoria do IEA
Os componentes da mesa da cerimônia (a partir da esq.):
Guilherme Ary Plonski, Linamara Rizzo Battistella,
Marco Antonio Zago, Paulo Saldiva e Ignacio Maria Poveda Velasco

Ousadia e inovação. Essa foi a recomendação do reitor da USP, Marco Antonio Zago, à nova diretoria do IEA, empossada oficialmente em cerimônia na noite do dia 29 de junho, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Paulo Saldiva (diretor) e Guilherme Ary Plonski (vice-diretor) foram nomeados pelo reitor no dia 12 de abril, depois de serem escolhidos pelo Colégio Eleitoral do Instituto em votação realizada em 18 de fevereiro.

A cerimônia contou com a participação de cerca de 130 convidados, entre os quais diversos dirigentes da USP, pesquisadores do IEA e representantes de entidades da sociedade civil. Antes da posse, todos participaram de visita à mostra em exibição no Instituto Tomie Ohtake "Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem", com obras do artista catalão pertencentes à coleção do Museu Nacional Picasso-Paris.

Relacionado

Fotos | Vídeo

Diretoria apresenta projeto de gestão

Em sua manifestação, Zago disse que a nova administração do IEA deve perseguir a ousadia e a inovação, "mesmo que isso possa acontecer de forma um pouco caótica às vezes, pois fazer mais do mesmo é muito fácil".

Missão

Ele afirmou que a missão da USP estabelecida no decreto de sua criação em 1934 continua plenamente atual mais de 80 anos depois e que o IEA se insere nela. Para ele, a Universidade está perfeitamente organizada em termos de alocação das áreas do conhecimento nas respectivas unidades de ensino e pesquisa, institutos especializados e museus, tendo como única exceção o IEA, devido à sua natureza: "O IEA é onde o conhecimento se apresenta não fragmentado. Nele, não basta relacionar áreas científicas em atividades interdisciplinares. É preciso tratar o conhecimento como um todo único".

Marco Antonio Zago na posse da nova Diretoria do IEA
Reitor Marco Antonio Zago: "O IEA deve tratar o conhecimento como um todo único"

Ao destacar os perfis acadêmicos e profissionais de Saldiva e Plonski, o reitor os classificou como capazes de liderar o Instituto num momento de tantas incertezas nacionais e internacionais, refletida na intranquilidade dos jovens, e no qual "não sabemos nem sequer quais serão as profissões relevantes daqui a dez anos".

Saldiva também falou sobre a missão da USP em seu discurso de posse. Disse que o IEA "reúne a essência dos princípios que deram origem à Universidade em 1934" e que podem ser resumidos na preocupação de produzir melhores recursos humanos e melhor ciência para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil.

Segundo o diretor, em toda a história do Instituto sempre houve a preocupação de o IEA ser um canal de diálogo entre a USP e a sociedade. Afirmou que o fato de a cerimônia de posse da nova diretoria realizar-se numa instituição externa à USP teve o objetivo de "manifestar fisicamente" essa preocupação com a ampliação da porosidade entre as esferas interna e externa à Universidade.

Saldiva disse que ao se falar dos desafios do IEA o que está em pauta são os desafios da própria Universidade. Para ele, além do diálogo com a sociedade, há o desafio natural de produzir conhecimento de melhor qualidade, combater os fundamentalismos de qualquer natureza e procurar dissecar os problemas complexos por meio do questionamento em todas as áreas do saber.

Projetos

Paulo Saldiva - posse
Paulo Saldiva, novo diretor: "O IEA reúne a essência dos
princípios que nortearam a criação da USP"

Quanto às diretrizes acadêmicas da nova gestão, Saldiva elencou os quatro principais projetos a serem implantados: um instituto de cidades globais, uma escola de formação de lideranças políticas, uma escola de formação de conteúdo pedagógico digital e um observatório sobre processos e perspectivas de transformação da Universidade.

Em seu discurso de posse, Plonski disse que cabe ao IEA "interligar, inspirar, inovar e incubar soluções". Ele lembrou as origens do primeiro IEA, o Institute for Advanced Study (IAS) de Princeton, nos Estados Unidos, em 1930 - um ano depois do início da Grande Recessão com a quebra da Bolsa de Nova York -, por iniciativa do educador Abraham Flexner, que dizia ter criado uma "utopia pedagógica". O vice citou a fundação do IAS para lembrar que "em momentos de crise como o atual é preciso investir ainda mais em conhecimento por meio de experimentos inovadores".

Plonski comentou que, assim como o IAS teve em seu início pesquisadores que emigraram para os EUA devido as perseguições nazistas, caso de Albert Einstein, a criação do IEA começou a ser pensada no final dos anos 70 como local para abrigar os professores da USP que tinham sido aposentados compulsoriamente pelo Ato Institucional nº 5, em dezembro de 1968.

Guilherme Ary Plonski - posse
Guilherme Ary Plonski, novo vice-diretor: "Cabe ao IEA interligar, inspirar, inovar e incubar soluções"

Ele lembrou algumas realizações de destaque na trajetória do Instituto, que completa 30 anos no dia 29 de outubro. Uma delas foi o Projeto Floram, que já em 1990 defendia amplos programas de reflorestamento como forma de o Brasil contribuir para a redução do risco de efeito estufa, na época ainda considerado evitável. Ele também ressaltou o papel desempenhado pela revista "Estudos Avançados" na ampliação da cultura científica nacional. Comentou que a revista é a mais consultada na Scientific Electronic Library Online (SciELO), onde já atingiu quase 30 milhões de acessos.

Internacional

Sobre a atualidade, Plonski mencionou a participação do Instituto na rede University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), que congrega 36 IEAs de todos os continentes. Ele comentou a realização, pelo IEA e pelo Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya, Japão, da primeira edição do projeto Intercontinental Academia, que foi dedicada ao tema "Tempo". Nesse projeto, 13 jovens pesquisadores participaram de períodos de imersão com pesquisadores seniores em São Paulo e em Nagoya e agora estão finalizando a produção de um Massive Open Online Course (Mooc) sobre o tempo.

Plonski informou que durante a quarta reunião de diretores de IEAs integrantes da Ubias, ocorrida na Universidade de Birmingham, Reino Unido, da qual participou, o IEA foi escolhido para ser a instituição vice-coordenadora da rede.

Mostra de Picasso - posse
Antes da cerimônia, os participantes visitaram a mostra "Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem"

Foi diretamente de Birmingham, onde atua como pesquisador visitante e participou ao lado de Plonski da reunião da Ubias, que o diretor anterior do IEA, Martin Grossmann, enviou sua mensagem de saudação à posse da nova Direção do IEA.

Assim como Zago, Saldiva e Plonski, Grossmann também destacou a importância do IEA para a reflexão sobre os caminhos para a superação dos desafios impostos pelas conjunturas nacionais e internacionais da atualidade.Grossmann comentou a feliz coincidência de a posse da nova Diretoria ocorrer numa instituição dedicada às artes e num momento em que esta exibe uma mostra de obras de Picasso: "O dionisíaco em Picasso, das artes, inspira a invenção, novas ideias, nos impele para o desconhecido, permite o encontro dos opostos, abraça a diversidade, promovendo assim a renovação. Esse contexto reflete perfeitamente o espírito de nosso Instituto de Estudos Avançados: plataforma mutante de pesquisa, crítica, reflexão, debate e exposição que almeja e promove permanentemente não só sua atualização e renovação como em particular a da Universidade e em especial das políticas públicas".

Participantes

Prestigiaram a cerimônia: as secretárias estaduais Patrícia Iglecias, do Meio Ambiente, e Linamara Rizzo Battistella, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ambas professoras da USP; o diretor do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, conselheiro do IEA; a embaixadora Débora Vainer Barenboim-Salej, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo; do vice-reitor da Universidade Federal de São Carlos, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira; o presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Marcos Buckridge, também professor da USP; e representantes de Fapesp, ONGs e outras instituições.

Público na posse da nova Diretoria do IEA
Cerca de 130 convidados prestigiaram o evento

Da USP, também estiveram presentes: o vice-reitor, Vahan Agopyan; o pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger; o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o superintendente de Comunicação, Eugênio Bucci; o superintendente de Proteção e Prevenção Universitária, José Antonisio Visintin; a superintendente Jurídica, Maria Paula Dallari Bucci; o secretário geral, Ignacio Maria Poveda Velasco, além de diversos diretores de unidades de ensino e pesquisa e instituto especializados. Essa presença maciça de dirigentes da Universidade foi destacada pelo reitor como indicativa do prestígio que o IEA desfruta na comunidade uspiana.

Dos acadêmicos vinculados ao IEA, estiveram na cerimônia os ex-diretores Carlos Guilherme Mota (também representando a Universidade Presbiteriana Mackenzie), João Steiner e Umberto Cordani, além de diversos ex e atuais conselheiros, professores visitantes, professores em período sabático, coordenadores de grupos de estudo e pesquisa e outros pesquisadores.

 

Foto (a partir do alto): 1, 2, 4 e 6, Leonor Calazans/IEA-USP; 3 e 5, Fernanda Rezende/IEA-USP