Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / São Paulo: a metrópole dos impasses

São Paulo: a metrópole dos impasses

por Flávia Dourado - publicado 13/05/2011 00:00 - última modificação 15/05/2019 09:25

Número 71 da "Estudos Avançados" traz dossiê sobre problemas, desafios e gargalos da cidade que mais cresce no mundo.

caparev71.jpgOs problemas urbanos e ambientais da cidade de São Paulo são o tema do dossiê da edição 71 da revista "Estudos Avançados", já à venda. São 14 artigos e uma minicoletânea de poemas sobre a cidade de autores contemporâneos. Alfredo Bosi, editor da revista, comenta que não é por acaso que os artigos do dossiê convertem seus temas em problemas: "Seja qual for o aspecto escolhido, o tratamento conduz à forma de desafio. A cidade é um nó de impasses".

Segundo Bosi, apreende-se do conjunto de textos que "a patologia da metrópole tem raízes na segregação das classes sociais: não há urbanismo viável se predominam em toda parte soluções individuais para questões de moradia, transporte, segurança, ambiente, lazer".

ocupacaorepresa.jpgComo estratégia para o enfrentamento dos problemas de São Paulo, os colaboradores do dossiê tentam franquear os limites do esquema vigente. "Para tanto, voltam-se para instâncias comunitárias ou, no outro extremo, supranacionais. Associações de bairro numa ponta; fóruns mundiais, na outra", explica Bosi. Com isso, a experiência local enriquece as discussões globais e a percepção de que há saídas em nível planetário estimula a ação dos grupos menores: "Daí, o convite final à militância".

"Estudos Avançados" nº 71, 344 págs., R$ 30,00 (assinatura anual com três edições por R$ 80,00). Mais informações sobre como adquirir exemplares ou assinar a publicação podem ser obtidas com Edilma Martins (estavan@usp.br), tel. (11) 3091-1675. A versão digital da edição já está na SciELO.