Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário analisa dossiê sobre a saúde dos brasileiros publicado pela 'The Lancet'

Seminário analisa dossiê sobre a saúde dos brasileiros publicado pela 'The Lancet'

por Flávia Dourado - publicado 17/06/2011 00:00 - última modificação 26/08/2014 16:25

O evento, organizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, conta com o apoio do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA.

hospital.jpg"Em última análise o desafio é político, exigindo um engajamento contínuo pela sociedade brasileira como um todo, para assegurar o direito à saúde para todos os brasileiros". Essa é a conclusão do pesquisador César Victora e colegas que fizeram um trabalho de revisão sobre os determinantes e as condições de saúde da população brasileira, publicado recentemente em dossiê da prestigiosa revista médica inglesa "The Lancet".

Para divulgar e discutir as análises presentes no dossiê, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com apoio do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA, realiza o seminário "A Saúde dos Brasileiros" no dia 29 de junho, quarta-feira, a partir das 9h30, no Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP (leia o programa abaixo).

Uma equipe de 29 especialistas em saúde pública, baseando-se na revisão de documentos existentes e em análises originais de dados epidemiológicos, preparou seis artigos para o dossiê. Os trabalhos descrevem a história da assistência à saúde no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), a evolução dos principais problemas de saúde no país e os vetores determinantes e fatores de risco das doenças. Os autores também avaliaram o cuidado à saúde materno-infantil, as doenças infecciosas, as doenças crônicas não transmissíveis e alguns aspectos referentes às lesões físicas e às diversas formas de violência. O dossiê contém ainda cinco comentários escritos por outros seis especialistas.

A publicação inglesa aponta para os acertos conseguidos pelo Brasil no atendimento materno-infantil, nos atendimentos emergenciais e na redução das doenças infecciosas, embora considere que ainda há uma taxa bastante elevada nos índices de mortalidade infantil, no crescimento da obesidade e no número expressivo de cesarianas.

O seminário contará com a presença de alguns dos especialistas que fizeram parte do grupo que analisou os temas proposto pela revista. A série completa dos artigos publicados na "The Lancet" pode ser acessada, em inglês e português, na página www.thelancet.com/series/health-in-brazil.

PROGRAMA
9h30

Abertura — Helena Ribeiro (diretora da FSP-USP)

10h

Sistemas de Saúde — Célia Maria de Almeida (Fiocruz)

10h30

Perguntas e Comentários

10h45

Saúde Materno-Infantil — Maria do Carmo Leal (Fiocruz)

11h15

Perguntas e Comentários

11h30

Doenças Infecciosas — Maurício Lima Barreto (UFB)

12h

Perguntas e Comentários

14h

Doenças Crônicas — Maria Inês Schmidt (UFRGS)

14h30

Perguntas e Comentários

14h45

Causas Externas — Michael Eduardo Reichenheim (UERJ)

15h15

Perguntas e Comentários

15h30

Conclusões e Desafios — Carlos Augusto Monteiro (FSP-USP)

16h

Perguntas, Comentários e Encerramento

Foto: Sérgio Vale/Agência de Notícias do Acre