Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário apresentará resultados de pesquisa sobre o financiamento ilegal de campanhas eleitorais

por Mauro Bellesa - publicado 28/01/2022 10:55 - última modificação 10/04/2023 18:31

Manifestação contra financiamento de campanhas por empresasOs resultados da pesquisa Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil serão apresentados em webinar nos dias 14 e 15 de janeiro, das 9 às 13h. O projeto analisou, a partir da literatura da ciência política, cinco grandes operações de combate à corrupção no qual o financiamento ilícito de campanhas eleitorais ocupou um lugar central (Banestado, Mensalão, Satiagraha, Castelo de Areia e Lava Jato) e os processos abertos na Justiça Federal e na Justiça Eleitoral entre 1995 e 2018. O evento será transmitido ao vivo pela internet, com tradução simultânea.

De acordo com o cientista político Wagner Pralon Mancuso, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP, e participante do Programa Ano Sabático do IEA em 2020, o objetivo central do projeto foi descrever e analisar, à luz da literatura da ciência política, o fenômeno do financiamento ilegal de campanhas no Brasil, tendo como referência a parte do fenômeno que foi processada no Judiciário.

Mancuso afirma que o projeto "proporcionará uma contribuição relevante para a literatura sobre financiamento político no Brasil, que até o momento tem se dedicado exclusivamente ao estudo do financiamento lícito, isto é, o fluxo de receitas e despesas regularmente declaradas por candidatos e partidos à Justiça Eleitoral".

A parte brasileira da pesquisa foi executada no Núcleo de Políticas Públicas (NUPPs), sediado no IEA. A parte alemã foi desenvolvida no Departamento de Sociologia da Universidade de Heidelberg, Alemanha. O projeto é financiado pela Fapesp no âmbito de acordo de cooperação com a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG, na sigla em alemão).

Foto: Pedro França/Agência Senado