Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário debate o uso do ChatGPT nas universidades

Seminário debate o uso do ChatGPT nas universidades

por Mauro Bellesa - publicado 17/03/2023 11:10 - última modificação 20/03/2023 14:20

O seminário "ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade" será realizado no dia 21 de março, das 9h às 17h, com transmissão pela internet e participação presencial exclusiva para convidados.

ChatGPT - tela de aberturaOs impactos de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT da OpenIA, na pesquisa e no ensino superior serão discutidos em seminário no IEA no dia 21 de março (terça-feira), das 9h às 17h, com transmissão em www.iea.usp.br/aovivo.

Os debatedores do encontro ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade serão especialistas em tecnologias digitais, inovação e educação vinculados à USP e outras instituições. Eles discutirão com a comunidade acadêmica e demais interessados os potenciais e limites do ChatGPT e recomendarão diretrizes para sua utilização na universidade.

Além de palestra de abertura explicativa sobre o ChatGPT, o seminário terá, de manhã, a mesa O ChatGPT e a Universidade e, à tarde, a mesa O ChatGPT, a Educação e a Sala de Aula, seguida de uma sessão final para elencar as conclusões e propostas de aprofundamento das discussões.

O seminário é organizado pelo IEA, com apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto.BR (NIC.br).

Potenciais e impactos

Novas tecnologias digitais se desenvolvem rapidamente e geram profundo impacto econômico e social em todo o mundo. Recentemente, novos modelos de inteligência artificial (IA) têm-se mostrado capazes de oferecer respostas e textos com linguagem bastante similar à de seres humanos. Impactos no mercado de trabalho, nas desigualdades, na saúde e, principalmente, na educação atraíram as atenções de empresas, da universidade e dos mais diferentes governos.

O ChatGPT é uma dessas tecnologias que, para muitos, representa uma nova fronteira da IA. Ele é capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem, segundo os especialistas.

A comunidade acadêmica precisa compreender e avaliar essas novas ferramentas, destacam os organizadores do seminário. Algumas das dúvidas que a reflexão sobre o tema desperta são: Quais os impactos nos processos de ensino-aprendizagem? Como as universidades devem lidar com essas inovações? Como enfrentar as questões éticas derivadas de suas respostas e de seu uso? Será que essas tecnologias podem também ser utilizados para potencializar o processo educacional? De que forma?

Programação

O início do seminário, às 9h, terá a palestra O Que É o ChatGPT?, do diretor do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP, Fábio Cozman. Será seguida da abertura oficial, com a participação do diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco; da secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Denise Pires de Carvalho, ex-reitora da UFRJ; do diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski; e do sociólogo Glauco Arbix, do Observatório da Inovação e Competitividade do IEA e do C4AI-USP.

Plonski e Arbix serão os expositores da mesa ChatGPT e a Universidade, às 11h. Os debatedores da mesa O ChatGPT, a Educação e a Sala de Aula, às 14h, serão Dora Kaufman, da PUC-SP; Virgílio Almeida, titular da Cátedra Oscar Sala; Naomar de Almeida Filho, titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica; Valdir Barzotto, da Faculdade de Educação da USP; Luciano Digiampietri, assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP; e o pró-Reitor Adjunto de Graduação da USP, Marcos Garcia Neira. A moderação será de Eugênio Bucci, superintendente de Comunicação Social da USP e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP.

A sessão final (conclusões e encaminhamentos) terá Cozman, Plonski, Arbix, Cristina Godoy, do IEA-USP e da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, e o diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko.


ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade
21 de março, das 9h às 17h
Transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: com Claudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Página do evento