Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discute caminhos para a construção de uma teoria urbana crítica

Seminário discute caminhos para a construção de uma teoria urbana crítica

por Victor Matioli - publicado 21/09/2018 16:15 - última modificação 24/09/2018 09:28

O IEA-USP realizará o seminário internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, a partir das 8h30. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do IEA.
Caminhos Teoria Urbana Crítica

Com o objetivo de pensar alternativas para a elaboração de uma teoria crítica do espaço urbano, o IEA-USP sediará o seminário internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, a partir das 8h30. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do IEA. Os interessados em participar das atividades presencialmente devem se inscrever com antecedência. Haverá uma transmissão ao vivo pela web, para a qual não é necessário se inscrever.

Os organizadores do seminário acreditam que a compreensão sobre o mundo moderno requer uma crítica ao Estado e ao campo das políticas públicas, que “trazem os conteúdos da colagem do político com o econômico”. Mas não só: para eles, também é necessário criticar o capital e seu processo de acumulação “que reproduz o mundo da mercadoria e promove a desigualdade”. A crítica final deve ser dirigida, segundo eles, “ao conhecimento produtor das ideologias que sustentam a lógica da sociedade capitalista”.

A abertura do seminário será conduzida em conjunto por Paulo Saldiva, médico patologista e diretor do IEA, e Ana Fani Alessandri Carlos, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica. Eles reforçarão o papel social da universidade pública no que chamam de “tempos de exceção”. Participarão também do evento, como expositores e debatedores, outros 22 especialistas, de diversas áreas e instituições. Destacam-se duas presenças internacionais: Emilio Pradilla Cobos, professor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), e Nuria Benach Rovira, professora da Universidade de Barcelona (UB).

Além das apresentações individuais de Nuria e Cobos, serão realizadas cinco mesas de debate sobre temas diversos. Os conflitos entre o domínio e a apropriação do espaço urbano sob a ótica capitalista, as contradições produzidas pela lógica ampliada da acumulação capitalista nas cidades, as transformações culturais e políticas do espaço urbano e as relações entre a crise urbana, a crise institucional e a crise econômico-política são alguns dos assuntos que serão abordados. Veja a programação completa abaixo.

Foto: Marcos Nozella/Flickr


Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica
1, 2 e 3 de outubro, a partir das 8h30
Auditório IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Cláudia R. Pereira (clauregi@usp.br); telefone (11) 3091-1686
Página do evento