Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discute a formação da subjetividade no "tempo da agressão"

Seminário discute a formação da subjetividade no "tempo da agressão"

por Flávia Dourado - publicado 24/02/2015 16:30 - última modificação 04/02/2016 11:16

O evento acontece no dia 11 de março, às 14 horas, na Sala de Eventos do IEA. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Humanidades e Mundo Contemporâneo.

Crise da Filiação: Subjetividade e Sofrimento "tempo da agressão" é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa Humanidades e Mundo Contemporâneo do IEA realiza no dia 11 de março, às 14 horas, na Sala de Eventos do Instituto. Segundo os organizadores do encontro, a ideia é refletir sobre o "tempo da agressão", que, acelerado, inviabiliza a formação da subjetividade, dos laços do pertencimento e da memória.

Os expositores serão Heloísa Starling, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Maria Inês Assumpção Fernandes, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP; e Raul Araújo, pesquisador associado da University of Liverpool. A moderação ficará a cargo de Olgária Matos, coordenadora do grupo de pesquisa e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Starling abordará a pesquisa documental sobre a Ditadura Militar no Brasil e discutirá as dificuldades de distinção entre memória e história, bem como as tensões entre os movimentos de esquecimento e recordação relacionados a episódios de sofrimento do passado.

A filiação será o tema de Fernandes. Ela tratará da questão identitária em face das novas formas de pertencimento, com foco na afiliação adotiva, em novos formatos de família e em processos inovadores de reprodução.

Araújo, por sua vez, falará sobre o desenvolvimento dos Estudos de Reconciliação e Direitos Humanos, concentrando-se nos projetos voltados para a promoção da paz.

Crise de Filiação: Subjetividade e Sofrimento "tempo da agressão"
11 de março, às 14 horas
Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela web