Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discute causas e impactos dos eventos extremos no Brasil

Seminário discute causas e impactos dos eventos extremos no Brasil

por Sandra Codo - publicado 25/10/2009 00:00 - última modificação 03/08/2018 17:03

As causas e consequências das fortes chuvas e inundações no Sul, Norte e Nordeste e da seca no Sul serão analisadas no seminário "Eventos Extremos no Brasil: Causas e Impactos", no dia 26 de novembro, às 8h30, na Escola Politécnica da USP. O seminário é uma realização do IEA, da Fundação Bunge, do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC).

inundacaosc.jpg
Inundação em Santa Catarina em 2008

Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP), coordenador do INCT-MC e do PFPMCG, fará a palestra de abertura, abordando o tema "Mudanças Climáticas e seus Impactos em Áreas Estratégicas para o Brasil". Os outros expositores serão Gilberto Diniz, da Universidade Federal de Pelotas, Reinaldo Haas, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Antônio Ocimar Manzi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O seminário será coordenado por Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP).

LANÇAMENTO — Após o debate serão apresentados o livro e o documentário "Conhecer para Sustentar: Um Novo Olhar sobre o Vale do Itajaí", realizações da Fundação Bunge. O documentário, produzido pela Pequi Filmes, reúne depoimentos de geólogos, biólogos, meteorologistas, climatologistas, historiadores, autoridades governamentais e comunidade em prol de uma reflexão crítica da ocupação do espaço do Rio Itajaí-Açu, além de sugestões para o futuro. O livro contém reportagens de Simone Fonseca e Lalo de Almeida e relembra o contexto histórico e geográfico das fortes chuvas na região e também relato do ocorrido e a imediata mobilização de socorro às vítimas, estratégias de reconstrução e propostas para uma forma sustentável de desenvolvimento urbano.

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, Edifício Eng. Mário Covas (sede da Administração da Escola Politécnica), Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo (mapa: )

8h30 RECEPÇÃO AO PÚBLICO
9h ABERTURA
9h30 MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS IMPACTOS EM ÁREAS ESTRATÉGICAS PARA O BRASIL