Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discute impacto da corrupção na democracia brasileira

Seminário discute impacto da corrupção na democracia brasileira

por Fernanda Rezende - publicado 07/04/2016 14:35 - última modificação 19/04/2016 10:34

No dia 19 de abril, das 10h às 12h30, na antiga Sala do Conselho Universitário da USP, debatedores tratarão dos déficits, desafios e propostas para a democracia brasileira frente à corrupção.

Praça dos Três PoderesA corrupção, tema que nos últimos meses permeia quase todas as manchetes dos principais veículos de comunicação do Brasil, que domina o debate nas mídias sociais e que acalora as conversas entre amigos, será discutida no seminário O Impacto da Corrupção na Qualidade da Democracia, que acontece dia 19 de abril, das 10h às 12h30, na antiga Sala do Conselho Universitário da USP. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP (NUPPs) e sua Biblioteca Internacional da Corrupção (Corrupteca), o encontro reunirá debatedores para tratar dos déficits, desafios e propostas para a democracia brasileira diante da corrupção. Eles aprofundarão a análise das implicações da corrupção para a democracia no país, discutindo aspectos da transparência, responsabilização, qualidade e relação das instituições democráticas, participação popular e o papel das leis.

Os debatedores serão o promotor de justiça Roberto Livianu, do Ministério Público de São Paulo e do Instituto Não Aceito Corrupção; Fernando de Barros Gontijo Filgueiras, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor de Comunicação e Pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); José Álvaro Moisés, coordenador do grupo de pesquisa e do NUPPs; e Giovanni Eldasi, da Corrupteca do NUPPs-USP e da Vérsila Educacional.

O seminário também marcará o lançamento do International Journal of Research on Corruption and Democracy - IJRCD e do Edital de Chamada de Trabalhos para a sua primeira edição. O IJRCD será uma nova revista acadêmica especializada em pesquisas sobre a corrupção e suas relações com a democracia no Brasil e outros países do mundo.

Foto: Leandro Neumann Ciuffo

O Impacto da Corrupção na Qualidade da Democracia
19 de abril, das 10h às 12h30
Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo