Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário expõe pesquisas sobre gestão territorial e qualidade de vida nas cidades

Seminário expõe pesquisas sobre gestão territorial e qualidade de vida nas cidades

por Beatriz Herminio - publicado 10/02/2022 15:05 - última modificação 10/02/2022 16:53

Seminário "Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais", do ciclo UrbanSus, acontece no dia 17 de fevereiro, das 10h às 16h40

Urbansus - Gestão territorial
Propostas para a promoção de qualidade de vida nas cidades são estudadas no programa USP Cidades Globais
No dia 17 de fevereiro, das 10h às 16h40, acontece o encontro Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais, parte do ciclo de seminários UrbanSus – Sustentabilidade Urbana. O evento tem como finalidade apresentar à comunidade geral os resultados das pesquisas interdisciplinares realizadas por pesquisadores do Centro de Síntese USP Cidades Globais.


Pesquisadores colaboradores e de pós-doutoramento, que realizaram suas pesquisas em diferentes anos, apresentarão os resultados de seus trabalhos em quatro painéis sobre os temas “infraestrutura  e desenvolvimento urbano”, “resiliência urbana e adaptação às mudanças climáticas”, “qualidade de vida nas cidades” e “educação: desafios e potencialidades”. As pesquisas estão relacionadas aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: 3 - saúde e bem-estar; 4 - educação de qualidade; 6 - água potável e saneamento; 9 - indústria, inovação e infraestrutura; 11 - cidades e comunidades sustentáveis; 13 - ação contra a mudança global do clima; 16 - paz, justiça e instituições eficazes.

A transmissão poderá ser acessada de forma gratuita e sem inscrição prévia, conforme a programação.

O centro de síntese

O USP Cidades Globais conta com pesquisadores colaboradores e pós-doutorandos e tem como pergunta norteadora: "o que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas nas cidades e regiões metropolitanas?", com projeções de respostas até 2050.

O programa lança chamadas públicas anuais para pesquisadores interessados em desenvolver projetos focados em questões urbanas e é "voltado ao encontro de propostas e soluções para a promoção da qualidade de vida nas cidades'', segundo os organizadores.

O evento tem apoio do Programa de Pós-graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP). Alinhado aos ODS da ONU, o ciclo de seminários UrbanSus tem o intuito de debater o tema da ética socioambiental no espaço acadêmico.


Ciclo UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais
17 de fevereiro, das 10h às 16h40
Transmissão ao vivo
Evento público e gratuito
Mais informações com , telefone (11) 3091-1686