Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário internacional debate judiciário, imprensa e segurança pública

Seminário internacional debate judiciário, imprensa e segurança pública

Instituições democráticas, sociedade civil, cultura política e política pública ganham análise comparativa nos dias 3 e 4 de dezembro.

AO VIVO

Pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile e dos Estados Unidos se reúnem nos dias 3 e 4 de dezembro para uma análise comparativa dos princípios democráticos, instituições e participação política dos países. Organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs-USP) e Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA, o seminário internacional Quality of Democracy: Institutions, Agents and Public Policy acontece das 9h às 17h, na Sala de Eventos do IEA. As falas serão em inglês, sem tradução simultânea.

Os especialistas analisarão a penetração e efetividade de conceitos democráticos em instituições como imprensa, judiciário, leis, políticas públicas e movimentos sociais. “Pretendemos discutir em perspectiva comparada as questões relativas à responsividade (responsiveness) e à responsabilização (accountability) de instituições democráticas, em especial no que tange ao funcionamento do sistema judiciário e de segurança pública”, segundo José Álvaro Moisés, organizador do evento.

Na mesa de abertura, Moisés fala dos 25 anos de abertura democrática no Brasil, fazendo um balanço crítico sobre políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política. Veja a programação abaixo.

O seminário traz um olhar interdisciplinar a partir das contribuições de pesquisadores das ciências políticas, ciências sociais e direito. Entre os palestrantes, Robert Moog, da School of Public and International Affairs da North Carolina State University, aborda a democratização do sistema judiciário na Índia. Carlos Huneeus Madge, advogado e professor do Instituto de Estudios Internacionales da Universidad de Chile, apresenta a democracia no Chile sob a perspectiva da imprensa e da justiça. O professor Sérgio Adorno, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, discorre sobre a construção democrática no Brasil nos anos recentes e as implicações sobre corrupção, crime organizado, violência e Estado de Direito.

Programação

Dia 03

Mesa de abertura:

Qualidade da democracia: questões teóricas e implicações empíricas

José Álvaro: Brasil, 25 anos de democracia – balanço crítico: políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política
Gabriela O’Donell:  Movimento social, sociedade civil e democracia na Argentina
Carlos Huneeus: Democracia no Chile: imprensa e justiça
Traciel Reid (CHASS-NC): A agenda democratizante nos Estados Unidos.

Mesa 2: Justiça e democracia

Robert Moog (CHASS-NC): A democratização do sistema judiciário: o caso de Índia
Maria Tereza Sadek (FD-USP): Acesso à justiça e democracia no Brasil
Luciana Gross Cunha (FD-FGV): Instituições do estado democrático de direito e desenvolvimento político e social

Dia 04

Mesa 3: Estado de direito, Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia

Emmanuel Nunes (NUPPs-USP): Democracia e políticas públicas de segurança no Brasil: instituições políticas, contextos urbanos e indivíduos.
Sérgio Adorno (DS-USP): Democracia em construção no Brasil contemporâneo: corrupção, crime organizado, violência e as novas rota para o Estado de Direito
Clifford Griffin (CHASS-NC): Reestruturação econômica, direitos humanos, segurança pública e viabilidade democrática
Democracy in Progress in Contemporary Brazil: Corruption, Organized Crime, Violence and New Paths to the Rule of Law

Reunião de Trabalho


Seminário internacional qualidade da democracia: agentes, instituições e políticas públicas
Dias 03 e 04 de dezembro, das 9h às 17h
Sala de Eventos do IEA. Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo.
Transmissão ao vivo pela internet.
Informações: Cláudia Tavares (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Ficha do evento:
http://www.iea.usp.br/eventos/seminario-internacional-qualidade-da-democracia-agentes-instituicoes-e-politicas-publicas