Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário internacional debate soluções para o impacto ambiental do turismo e da patrimonialização

por Victor Matioli - publicado 07/11/2018 16:50 - última modificação 08/11/2018 13:55

Ouro Preto

As políticas públicas que garantem a preservação dos patrimônios naturais brasileiros têm sido obrigadas a se moldar, cada vez mais, às dinâmicas da sociedade e ao avanço do turismo. O número crescente de visitantes e os abusos no processo de patrimonialização — nome dado ao movimento de transformação de ambientes naturais em patrimônios da humanidade — dificultam, em muitos casos, a conservação dos espaços.

Com o intuito de refletir sobre estratégias de conservação inovadoras que superem esses desafios e supram as demandas da sociedade, o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA-USP realizará o seminário internacional Políticas Públicas, Patrimonialização, Turismo e Sociedade. O evento acontecerá em 29 e 30 de novembro, a partir das 14h no primeiro dia e até 12h45 no segundo, na sede do Instituto. Para participar presencialmente, é necessário se inscrever com antecedência. Haverá também uma transmissão ao vivo pelo site do IEA, para a qual não é preciso se inscrever.

Segundo os organizadores do encontro, as discussões propostas integram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Eles acreditam que a articulação entre políticas públicas, patrimonialização, turismo e sociedade é “vital para a preservação patrimonial sustentável”.

O seminário terá como foco os processos territoriais decorrentes de práticas sociais voltadas para os espaços de conservação. “Torna-se, portanto, uma ocasião para discutir alguns tópicos como o papel das políticas públicas e da sociedade na correção dos desequilíbrios advindos dos processos de patrimonialização e turismo”, ressaltam os organizadores. Ao mesmo tempo, o encontro pretende demonstrar a importância de desenvolver uma abordagem multiescalar e multisetorial que possa articular e integrar atores e instituições envolvidos nestas temáticas.

Entre os principais temas que serão abordados estão a apropriação do patrimônio natural e seu papel nos modelos de políticas de turismo, a fragmentação urbana e a conservação de patrimônios, políticas públicas de turismo no Brasil e estratégias de conservação do patrimônio histórico edificado em terra.

Foto: Raquel Mendes Silva/Wikipedia

Seminário Internacional Políticas Públicas, Patrimonialização, Turismo e Sociedade
29 e 30 de novembro, das 14h do dia 29 às 12h45 do dia 30
Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo