Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discute engajamento social para preservação de ecossistemas

Seminário discute engajamento social para preservação de ecossistemas

por Victor Matioli - publicado 01/11/2018 16:55 - última modificação 13/11/2018 09:56

Evento organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA-USP discute a criação e o desaparecimento da energia social para relações homem-natureza sustentáveis nesses ambientes, no dia 26 de novembro, das 10h às 12h.

Pescadores

A harmonia entre desenvolvimento e sustentabilidade em ambientes costeiros e marinhos depende em grande parte da ação de comunidades e grupos sociais organizados (formais ou não). A força desses coletivos, chamada de “energia social” por especialistas da área, exerce um papel fundamental na governança dos ecossistemas costeiros.

Com a finalidade de discutir a criação e o desaparecimento da energia social para relações homem-natureza sustentáveis nesses ambientes, o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA-USP realizará o evento Of Systems, Networks and People: Social Energy for the Self-organization of Sustainable Human-nature Relations, no dia 26 de novembro, das 10h às 12h. As atividades serão conduzidas em inglês (sem tradução) e para participar presencialmente é preciso se inscrever.
Haverá também uma transmissão ao vivo pelo site do IEA, que não demanda inscrição prévia.

A conferencista será a professora Marion Glaser, que lidera o Grupo de Análise de Sistemas Sócio-Ecológicos no ZMT Leibniz Centre for Tropical Marine Research e leciona na Universidade de Bremen, na Alemanha. A pesquisa de Marion analisa a governança e a gestão dos sistemas socioecológicos costeiros e marinhos, concentrando-se nos potenciais transdisciplinares de agentes e na análise de redes. Durante sua exposição, ela apresentará os resultados obtidos pelo grupo durante estudos realizados em três países: Indonésia, Belize e Brasil.

As pesquisas conduzidas pelo grupo de Marion têm como objeto manguezais, recifes de corais, atóis, áreas de ressurgência e estuários fluviais. De acordo com os organizadores do evento, a conferencista abordará casos onde “o envolvimento de comunidades e grupos sociais buscam o caminho da sustentabilidade e da conservação da natureza”.


Of Systems, Networks and People: Social Energy for the Self-organization of Sustainable Human-nature Relations
26 de novembro, das 10h às 12h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito, em inglês (sem tradução), com transmissão ao vivo pela internet
Para participar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br); telefone (11) 3091-1678
Página do evento