Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário trata de novos mecanismos democráticos de engajamento público

Seminário trata de novos mecanismos democráticos de engajamento público

por Fernanda Rezende - publicado 06/09/2019 17:55 - última modificação 10/09/2019 15:59

Iain Walker, diretor executivo do newDemocracy Foundation, falará no seminário Democracies and Democratic Innovations, que acontece no dia 19 de setembro, das 14h às 17h, no IEA.

Os desafios pelos quais diversas democracias têm passado na última década impulsionaram a criação de mecanismos inovadores de engajamento público. No Brasil e fora dele, experiências como Mini-públicos e os Júris de Cidadãos têm sido usados para buscar soluções para problemas complexos e fortalecer valores democráticos entre os cidadãos e os políticos eleitos, bem como para criar democracias mais inclusivas.

É sobre esse tema que Iain Walker irá falar (em inglês, sem tradução simultânea) no seminário Democracies and Democratic Innovations, que acontece no dia 19 de setembro, das 14h às 17h, no IEA. Walker é diretor executivo do newDemocracy Foundation, com sede na Austrália. O encontro terá a moderação de José Álvaro Moisés, coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia, e Sérgio Fausto, cientista político e superintendente da Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso. A organização é do grupo de Moisés, do Delibera Brasil e do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição prévia.

Walker cita a Primavera Árabe e o Junho de 2013 no Brasil, a eleição de líderes populistas e o Brexit como bons, mas não exaustivos, exemplos de como os regimes democráticos estão sendo confrontados.

“Tornar as democracias mais inclusivas significa fortalecer valores democráticos como tolerância e confiança política entre os cidadãos, mas também introduzir práticas de responsabilização e responsividade nas práticas dos governos”, defende. Ele acredita que também são necessárias reformas inovadoras para incluir minorias no sistema político e abordar o problema contemporâneo da "crise dos representantes", que separa as elites políticas e econômicas da massa dos cidadãos.

Democracies and Democratic Innovations
19 de setembro, das 14h às 17h
Evento público, com inscrição prévia
Em inglês, sem tradução simultânea