Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário reúne especialista em saúde pública e economista

Seminário reúne especialista em saúde pública e economista

por Mauro Bellesa - publicado 04/04/2007 00:00 - última modificação 18/11/2015 13:51

O segundo seminário do Ciclo "Evolução Darwiniana e Ciências Sociais" será no dia 19 de abril, data que marca os 125 anos da morte de Charles Darwin.

evoludialogo.jpg

O segundo seminário do Ciclo "Evolução Darwiniana e Ciências Sociais" será no dia 19 de abril (data que marca os 125 anos da morte de Darwin), às 15h, no IEA. Os expositores serão Cristina Possas (Ministério da Saúde) e Eleutério Prado (FEA/USP). A coordenação será de José Eli da Veiga, coordenador do ciclo e do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da FEA/USP, parceiro do IEA na iniciativa.

DEBATEDORES

TEXTOS E VÍDEOS

Gerais

• Evolução Darwiniana e
Ciências Sociais

José Eli da Veiga

• Dismantling Lamarckism:
Why Descriptions of
Socio-Economic Evolution
as Lamarckian Are Misleading
Geoffrey M. Hodgson e
Thorbørn Knudsen
(Jornal of Evolutionary
Economics
, nº 4, vol.16)

Próximo Seminário
19 de abril

TEXTOS
• Social Ecosystem Health:
Confronting the Complexity
and Emergence of
Infectious Diseases

Cristina Possas
(Cadernos de Saúde Pública, nº 1,
vol. 17,)
• Complexidade: Hayek e Marx
Eleutério Prado

Seminário de 22 de março
monitor.jpgClique
AQUI
para assistir
ao vídeo
TEXTOS
• Um Outro Darwin
Carlos Alberto
Dória
• Notas para uma Aproximação
entre o Neodarwinismo
e as Ciências Sociais

Ricardo Waizbort
(História, Ciência, Saúde —
Manguinhos
, nº 2, vol. 12)

cristinapossas.jpg
Cristina Possas

Cristina Possas é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e chefe da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde. Fez pós-doutorado em saúde internacional na Universidade Harvard, EUA, onde depois foi pesquisadora visitante. Coordenou a Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz e foi secretária executiva da CTNBio.

Com relação à temática da evolução e da complexidade, destacam-se dois de seus artigos:

• "Health Transition and Complex Systems: a Challenge to Prediction?", escrito em parceria com Marília Bernardes Marques e publicado em 1994 no livro "Disease in Evolution: Global Changes and Emergence of Infectious Diseases (Annals of the New York Academy of Sciences)", editado por Mary E. Wilson, Richard Levins e Andrew Spielman;

• "Social Ecosystem Health: Confronting the Complexity and Emergence of Infectious Diseases", publicado nos "Cadernos de Saúde Pública" da ENSP/Fiocruz em 2001.

eleuterioprado.jpg
Eleutério Prado

Eleutério Prado é livre-docente do Departamento de Economia da FEA/USP, onde graduou-se e obteve os títulos de mestre e doutor em economia. Fez pós-doutorado na Universidade Yale, EUA. As áreas em que atua são: economia política, metodologia da economia, teoria do valor e do capital e microeconomia sistêmica.

A tese de livre-docência (1990) de Prado foi fruto de amplo estudo que realizou sobre a compreensão da economia como ciência. Mais recentemente, desenvolveu estudos sobre a pós-grande indústria e o neoliberalismo. Atualmente, estuda a possibilidade de reconstrução de alguns elementos teóricos da economia política clássica e a temática econômica de "O Capital", de Karl Marx, como base na moderna teoria dos sistemas complexos.Eleutério Prado é livre-docente do Departamento de Economia da FEA/USP, onde graduou-se e obteve os títulos de mestre e doutor em economia. Fez pós-doutorado na Universidade Yale, EUA. As áreas em que atua são: economia política, metodologia da economia, teoria do valor e do capital e microeconomia sistêmica.

CICLO

O ciclo teve início no dia 22 de março, com exposições do biólogo Ricardo Waizbort (Fiocruz) e do sociólogo Carlos Alberto Dória (Unicamp).vídeo com a gravação do evento pode ser assistido a qualquer momento. Os seminários serão realizados mensalmente durante todo o ano, sempre com a participação de um pesquisador das ciências naturais e outro das sociais.

Fotos (a partir do alto): arquivos do IEA-USP, da Fiocruz e da FEA-USP