Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário trata de turismo sexual no Brasil e tráfico de mulheres

Seminário trata de turismo sexual no Brasil e tráfico de mulheres

por Fernanda Rezende - publicado 05/04/2016 11:55 - última modificação 02/05/2016 09:31

Discussão terá como ponto de partida a experiência do diretor Joel Zito Araújo na gravação do documentário "Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado", de 2008.
Cartaz "Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado"
Divulgação do documentário de Joel Zito Araújo, de 2008, sobre turismo sexual e tráfico de mulheres

AO VIVO

A experiência do diretor Joel Zito Araújo durante a gravação do documentário "Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado" será o pano de fundo do debate Turismo Sexual e a Busca pelo Príncipe Encantado Europeu, que acontece no dia 2 de maio, às 14h30, na antiga sala do Conselho Universitário da USP, com transmissão ao vivo pela internet. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente aqui.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA, o seminário terá a projeção do longa-metragem seguida por uma discussão entre Zito e membros do grupo: a coordenadora Sylvia Duarte Dantas, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Adriana Capuano de Oliveira, professora da Universidade Federal do ABC; Jeffrey Lesser, da Emory University e professor visitante do IEA; e Ligia Fonseca Ferreira, professora da Unifesp.

Em 2008, Zito percorreu estados do Nordeste brasileiro e países da Europa (Itália e Alemanha) para retratar o turismo sexual no Brasil e o tráfico de mulheres. Segundo os organizadores do encontro no IEA, cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente para fins de exploração sexual. “Meninas, mulheres jovens e travestis têm o ilusório desejo de, como cinderelas, encontrar um marido – ou um príncipe encantado – europeu, mas o sonho em geral fracassa e raramente elas encontram um final feliz”, afirma Ligia Fonseca.

Joel Zito é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e pós-doutor em Comunicação e Antropologia pela Universidade do Texas, EUA. Seu documentário "Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado", lançado em 2008, teve Menção Honrosa no Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC-X) de 2008; ganhou o prêmio de Melhor Filme e Melhor Diretor de longa-metragem na votação do público da 9ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE 9); levou o título de Melhor Documentário (votação do público) e recebeu Menção Honrosa do júri do VII Mostra Vidas na Tela, de Natal, em 2009; e venceu na categoria Melhor Longa-Metragem e Melhor Documentário do III Bahia Afro Film Festival, de 2010.

Turismo Sexual e a Busca pelo Príncipe Encantado Europeu
2 de maio, das 14h30 às 18h30
Antiga sala do Conselho Universitário da USP, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com inscrição