Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores do IEA participam da programação paralela à Rio+20

Pesquisadores do IEA participam da programação paralela à Rio+20

por Flávia Dourado - publicado 06/06/2012 00:00 - última modificação 29/08/2013 11:55

O seminário "Desafios da Inclusão Social e Possibilidade de Combate à Pobreza", atividade da programação paralela à Rio+20, será realizado no dia 14 de junho, às 14h, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. No evento, pesquisadores do IEA irão discutir o uso social de construções históricas nas zonas centrais das cidades brasileiras como alternativa de inclusão social associada à sustentabilidade.

uspnario_20.jpgO uso social das construções históricas nas zonas centrais das cidades brasileiras pode ser uma das alternativas que auxiliem na inclusão social associada à sustentabilidade, aspecto que é um dos eixos da Rio+20 e um dos maiores desafios do século 21. Além de economizar recursos naturais que seriam necessários para novas construções, o uso social das edificações antigas permitiria adensar áreas centrais já dotadas de equipamentos urbanos, muitas vezes ociosos.

O tema será discutido por pesquisadores do IEA no seminário "Desafios da Inclusão Social e Possibilidade de Combate à Pobreza", atividade da programação paralela à Rio+20, no dia 14 de junho, às 14h, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro.

Entre os temas a serem abordados estão: a exclusão/social na ordem ambiental internacional; os Objetivos do Milênio; a promoção de habitações de interesse social e os programas de conservação do patrimônio cultural edificado; e os programas brasileiros que contemplam essa possibilidade.

Os expositores serão Neli Aparecida de Mello-Théry, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Políticas Territoriais do IEA e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) e do Programa de Pós-Graduação em Mudanças Sociais e Participação Política (ProMuSPP) da USP; Wagner Costa Ribeiro, coordenador do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLH) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Procam) da USP; e Cleandro Krause, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A coordenação do evento será de Silvia Helena Zanirato, integrante do grupo do IEA e professora da Each e do ProMuSPP.

O seminário é uma realização do IEA (em ação conjunta do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais e do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas Territoriais), Procam e ProMuSPP, com promoção e apoio do Comitê Nacional de Organização da Rio+20. Haverá tradução simultânea para o inglês e o espanhol. O Auditório ARN-1, do Espaço Arena da Barra fica na Av. Emb. Abelardo Bueno, 3.401, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. A capacidade é de 400 pessoas, com ingresso e inscrição por ordem de chegada.