Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sabáticos do IEA realizam primeiro evento para discutir questões que subsidiam seus projetos de pesquisa

por Beatriz Herminio - publicado 09/08/2022 16:15 - última modificação 25/08/2022 15:32

Divididos em seis mesas temáticas, os pesquisadores apresentarão seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022.

Banner Jornadas De 30 de agosto a 1º de setembro acontece o evento Jornadas Investigativas Contemporâneas: o Programa Ano Sabático do IEA/USP (2022). Trata-se da primeira edição deste encontro que irá divulgar discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no instituto. O evento integra a programação da série USP Pensa Brasil.

Divididos em seis mesas temáticas, os pesquisadores apresentarão seus trabalhos no Ano Sabático, programa do IEA e da Pró-Reitoria da USP. A programação completa pode ser acessada aqui.

Estudos em andamento

São seis os sabáticos deste ano. Janina Onuki, professora titular do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, abordará o tema A dimensão de gênero nos acordos de Ciência, Tecnologia & Inovação, apresentando os resultados preliminares do projeto Gender in Science, Technology and Innovation – GENDER STI, das 9h às 12h do dia 30. O objetivo geral da proposta é fazer o diagnóstico sobre a igualdade de gênero em processos de negociações bilaterais e multilaterais na área de ciência, tecnologia e inovação. Os convidados serão: Gabriela Coelho Ferreira (USP), Luciana Ayciriex (Inmark Europa) e, como debatedora, Sheila Neder Cerezetti (USP).

Já a mesa Mutações do éthos escolar no período (pós-)pandêmico, de responsabilidade de Julio Groppa Aquino, professor titular da Faculdade de Educação da USP, irá tratar dos desdobramentos da pandemia de Covid-19 no âmbito educacional brasileiro, analisando as políticas de pensamento que despontaram quando o campo pedagógico-escolar precisou se adaptar a um acontecimento sócio-histórico sem precedentes. Ela ocorre das 14h às 17h do dia 30. Os palestrantes serão: Vivian Batista da Silva (Escola de Aplicação/FEUSP), Valéria Cazetta (EACH-USP), José Sérgio Fonseca de Carvalho (FEUSP), Cristiano Bedin da Costa (UFRGS) e Julio Groppa Aquino (IEA/FEUSP) e, como debatedora, Cintya Regina Ribeiro (FEUSP).

No dia 31, das 9h às 12h, Vagner Carvalheiro Porto, professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP promoverá a discussão sobre A disciplina arqueológica entre a interdisciplinaridade e o patrimônio cultural. O debate se dará em torno do patrimônio cultural sob a perspectiva das reflexões arqueológicas, refletindo sobre a recepção e os usos do passado, as referências às identidades locais, regionais e globais, e o resgate da memória de diferentes grupos sociais. Os convidados serão: Lucia Cardoso Juliani (A Lasca, arqueologia), Paula Nishida (DPH|SMC|PMSP), Carla Gibertoni Carneiro (MAE-USP) e, como debatedora, Maria Cristina Nicolau Kormikiari (USP).

Leoberto Costa Tavares, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, coordenará a mesa A dependência brasileira da importação de fármacos, das 14h às 17h do dia 31. Os convidados são Lauro Moretto (Sindusfarma), Adalberto Pessoa Junior (USP), Benedito Barraviera (UNESP) e José Antônio Graciano. Eles abordarão como a pandemia evidenciou a problemática e discutirão a vulnerabilidade da autonomia do Brasil na fabricação de fármacos e atendimento à demanda interna.

O Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT) pensa o Brasil: reflexões interdisciplinares entre linguística, história e antropologia é a mesa sob coordenação de Esmeralda Vailati Negrão, professora titular do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. O encontro pretende discutir algumas contribuições alcançadas e impasses enfrentados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito da descrição e análise do contato linguístico em ecologias multilíngues, do passado e do presente, no espaço transatlântico entre a África e o Brasil. A mesa ocorre das 9h às 12h do dia 1º de setembro.

Os convidados serão: Alexander Yao Cobbinah (USP),  Evani de Carvalho Viotti (USP), Margarida Maria Taddoni Petter (USP) e Wellington Santos da Silva (UFRJ).

Coordenada por Antonio Mauro Saraiva, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, a mesa Saúde planetária na prática: da Declaração de São Paulo às ações concretas irá abordar a urgência de ações para reverter a disrupção causada nos sistemas naturais e suas consequências para a saúde humana e do planeta. Os convidados discutirão o panorama dessas ações no âmbito do Brasil e sua articulação com a Planetary Health Alliance. A mesa ocorre das 14h às 17h do dia 1º de setembro.

Os convidados serão: Raquel Santiago (UFG), Braulio Ferreira de Souza Dias (UnB), Tatiana Souza de Camargo (UFRGS), Daniela Vianna (USP), Aline Martins de Carvalho (USP) e Enrique Falceto de Barros (UCS).

30 de agosto a 1º de setembro
Evento público e gratuito
Transmissão ao vivo em www.iea.usp.br
Página do evento