Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sabáticos do IEA realizam primeiro evento para discutir questões que subsidiam seus projetos de pesquisa

Sabáticos do IEA realizam primeiro evento para discutir questões que subsidiam seus projetos de pesquisa

por Beatriz Herminio - publicado 09/08/2022 16:15 - última modificação 25/08/2022 15:32

Divididos em seis mesas temáticas, os pesquisadores apresentarão seus trabalhos no Programa Ano Sabático em 2022.

Banner Jornadas De 30 de agosto a 1º de setembro acontece o evento Jornadas Investigativas Contemporâneas: o Programa Ano Sabático do IEA/USP (2022). Trata-se da primeira edição deste encontro que irá divulgar discussões teóricas, metodológicas e/ou práticas que subsidiam os projetos de pesquisa em andamento no instituto. O evento integra a programação da série USP Pensa Brasil.

Divididos em seis mesas temáticas, os pesquisadores apresentarão seus trabalhos no Ano Sabático, programa do IEA e da Pró-Reitoria da USP. A programação completa pode ser acessada aqui.

Estudos em andamento

São seis os sabáticos deste ano. Janina Onuki, professora titular do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, abordará o tema A dimensão de gênero nos acordos de Ciência, Tecnologia & Inovação, apresentando os resultados preliminares do projeto Gender in Science, Technology and Innovation – GENDER STI, das 9h às 12h do dia 30. O objetivo geral da proposta é fazer o diagnóstico sobre a igualdade de gênero em processos de negociações bilaterais e multilaterais na área de ciência, tecnologia e inovação. Os convidados serão: Gabriela Coelho Ferreira (USP), Luciana Ayciriex (Inmark Europa) e, como debatedora, Sheila Neder Cerezetti (USP).

Já a mesa Mutações do éthos escolar no período (pós-)pandêmico, de responsabilidade de Julio Groppa Aquino, professor titular da Faculdade de Educação da USP, irá tratar dos desdobramentos da pandemia de Covid-19 no âmbito educacional brasileiro, analisando as políticas de pensamento que despontaram quando o campo pedagógico-escolar precisou se adaptar a um acontecimento sócio-histórico sem precedentes. Ela ocorre das 14h às 17h do dia 30. Os palestrantes serão: Vivian Batista da Silva (Escola de Aplicação/FEUSP), Valéria Cazetta (EACH-USP), José Sérgio Fonseca de Carvalho (FEUSP), Cristiano Bedin da Costa (UFRGS) e Julio Groppa Aquino (IEA/FEUSP) e, como debatedora, Cintya Regina Ribeiro (FEUSP).

No dia 31, das 9h às 12h, Vagner Carvalheiro Porto, professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP promoverá a discussão sobre A disciplina arqueológica entre a interdisciplinaridade e o patrimônio cultural. O debate se dará em torno do patrimônio cultural sob a perspectiva das reflexões arqueológicas, refletindo sobre a recepção e os usos do passado, as referências às identidades locais, regionais e globais, e o resgate da memória de diferentes grupos sociais. Os convidados serão: Lucia Cardoso Juliani (A Lasca, arqueologia), Paula Nishida (DPH|SMC|PMSP), Carla Gibertoni Carneiro (MAE-USP) e, como debatedora, Maria Cristina Nicolau Kormikiari (USP).

Leoberto Costa Tavares, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, coordenará a mesa A dependência brasileira da importação de fármacos, das 14h às 17h do dia 31. Os convidados são Lauro Moretto (Sindusfarma), Adalberto Pessoa Junior (USP), Benedito Barraviera (UNESP) e José Antônio Graciano. Eles abordarão como a pandemia evidenciou a problemática e discutirão a vulnerabilidade da autonomia do Brasil na fabricação de fármacos e atendimento à demanda interna.

O Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT) pensa o Brasil: reflexões interdisciplinares entre linguística, história e antropologia é a mesa sob coordenação de Esmeralda Vailati Negrão, professora titular do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. O encontro pretende discutir algumas contribuições alcançadas e impasses enfrentados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito da descrição e análise do contato linguístico em ecologias multilíngues, do passado e do presente, no espaço transatlântico entre a África e o Brasil. A mesa ocorre das 9h às 12h do dia 1º de setembro.

Os convidados serão: Alexander Yao Cobbinah (USP),  Evani de Carvalho Viotti (USP), Margarida Maria Taddoni Petter (USP) e Wellington Santos da Silva (UFRJ).

Coordenada por Antonio Mauro Saraiva, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, a mesa Saúde planetária na prática: da Declaração de São Paulo às ações concretas irá abordar a urgência de ações para reverter a disrupção causada nos sistemas naturais e suas consequências para a saúde humana e do planeta. Os convidados discutirão o panorama dessas ações no âmbito do Brasil e sua articulação com a Planetary Health Alliance. A mesa ocorre das 14h às 17h do dia 1º de setembro.

Os convidados serão: Raquel Santiago (UFG), Braulio Ferreira de Souza Dias (UnB), Tatiana Souza de Camargo (UFRGS), Daniela Vianna (USP), Aline Martins de Carvalho (USP) e Enrique Falceto de Barros (UCS).


Jornadas Investigativas Contemporâneas: o Programa Ano Sabático do IEA/USP (2022)
30 de agosto a 1º de setembro
Evento público e gratuito
Transmissão ao vivo em www.iea.usp.br
Página do evento