Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sérgio Adorno é novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

Sérgio Adorno é novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

por Sylvia Miguel - publicado 08/11/2016 15:41 - última modificação 08/11/2016 15:41

Indicação aconteceu na última reunião do Conselho Universitário da USP, no dia 4 de outubro
Adorno

Professor Sérgio Adorno, da FFLCH

O cientista social Sérgio França Adorno de Abreu, professor de sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP,  é o novo membro do Conselho Deliberativo (CD) do IEA-USP. A indicação aconteceu na última reunião do Conselho Universitário (CO) da USP, no dia 4 de outubro.

Adorno ocupará a cadeira vacante do professor Guilherme Ari Plonsky, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, atual vice-diretor do IEA.

Diretor e coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, Adorno finalizou em setembro último o seu mandato de quatro anos junto à diretoria da FFLCH-USP. Entre outros cargos em comissões e departamentos, compõe a Comissão de Ética do Instituto de Psicologia (IP-USP).

Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Ministério de Ciência e Tecnologia, Adorno é professor titular em sociologia da FFLCH-USP desde 2004. É graduado em ciências sociais e doutorado em sociologia pela FFLCH-USP. Realizou o pós-doutorado no Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, na França, entre 1994 e 1995.

Além de presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP), Adorno é consultor, parecerista e membro do conselho editorial de diversas publicações científicas. Foi o responsável pela Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA até 2014. É coordenador científico do projeto Building Democracy Daily: Human Righs, Violence and Institutional Trust?, enquadrado no âmbito dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fapesp.