Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sérgio Mascarenhas profere Aula Magna do ICMC-USP

Sérgio Mascarenhas profere Aula Magna do ICMC-USP

por Flávia Dourado - publicado 18/03/2012 00:00 - última modificação 03/04/2013 16:17

Discutirá o cenário histórico-cultural da interação transdisciplinar entre os saberes que levaram da geometria grega à física, à química, à biologia e à termodinâmica dos processos irreversíveis e, de volta, a uma nova geometria.

O físico Sérgio Mascarenhas, do IEA-Polo São Carlos, profere a Aula Magna deste ano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no dia 28 de março, quarta-feira, às 14h30, no Auditório Pau-Brasil (Bloco ICMC-6). O tema da aula será "O Big-Bang do Conhecimento do Século 21".

sergiomascarenhas.jpg
Sérgio Mascarenhas falará sobre a explosão do conhecimento no século 21

Mascarenhas discutirá o cenário histórico-cultural da interação transdisciplinar entre os saberes que levaram da geometria grega à física, à química, à biologia e à termodinâmica dos processos irreversíveis e, de volta, a uma nova geometria. O físico dará destaque às grandes quebras dos paradigmas e aos paradoxos da incerteza que levaram à atual metamatemática e uma nova epistemologia. A aula também tratará do papel e da estrutura conceitual da inovação para o desenvolvimento brasileiro no cenário atual da globalização.

Mascarenhas é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), presidente honorário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pesquisador emérito do CNPq. Foi pesquisador do Institute for Advanced Study de Princeton e professor visitante da Harvard University, do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) e da Princeton University.

O ICMC fica na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, Campus 1 da USP em São Carlos, SP.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP