Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Os caminhos para a proteção da Serra da Mantiqueira

Os caminhos para a proteção da Serra da Mantiqueira

por Flávia Dourado - publicado 27/04/2014 14:00 - última modificação 06/05/2014 17:55

No dia 8 de abril, às 14 horas, o IEA-USP realiza o debate Estratégias e Instrumentos para a Conservação Ambiental na Serra da Mantiqueira.
Pedra do Picu, Serra da Mantiqueira, Minas Gerais
Pedra do Picu, Serra da Mantiqueira, Itamonte, MG

Por seu patrimônio ecológico, a Serra da Mantiqueira é considera uma região estratégica para a proteção da biodiversidade brasileira. Além da riqueza da fauna e flora, a cadeia de montanhas, que abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é um manancial de água essencial para a população do Vale do Paraíba e da capital fluminense.

Apesar de sua importância socioambiental, a região vem sendo ameaçada por atividades predatórias, particularmente pelo avanço da mineração, da especulação imobiliária, de loteamentos clandestinos e de áreas de pastagens.

Para contribuir com o debate sobre os melhores meios para a contenção dessas ameaças num contexto marcado por interesses conflitantes, no dia 8 de maio, às 14 horas, o IEA-USP realiza o encontro Estratégias e Instrumentos para a Conservação Ambiental na Serra da Mantiqueira. O objetivo é expor e discutir os desafios e as perspectivas para a conservação ambiental da região.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA-USP em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP, o evento se concentrará na proposta, apresentada ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), para que seja dado início a um estudo de tombamento da área da Serra da Mantiqueira paulista.

Os debatedores do encontro serão Fabio Feldmann, ex-deputado federal e um dos responsáveis pela proposta de tombamento; Ana Lanna, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e presidente do Condephaat; e Sueli Angelo Furlan, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras (NUPAUB) da USP. A moderação ficará a cargo de Pedro Roberto Jacobi, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP e do Procam.

Gratuito e aberto ao público, o evento acontece na Sala de Eventos do IEA-USP, na Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar (localização). O evento poderá ser acompanhado também em transmissão ao vivo pela web. Mais informações podem ser obtidas com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.

Foto: Clarismundo Benfica/ICMBio