Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Setores público e privado discutem investimentos em pesquisa na área da saúde

Setores público e privado discutem investimentos em pesquisa na área da saúde

por Letícia Martins Tanaka - publicado 16/09/2020 13:05 - última modificação 17/09/2021 09:21

Seminário debate a formação de pesquisadores, o mercado e o financiamento privado na área médica

O Grupo Ciência e Tecnologia e Inovação em Saúde do IEA realizará no dia 25 de setembro, às 14h, o seminário Inovação e Criação de Infraestrutura Contra o Coronavírus: Investimento Público e Privado e Criação de Empresas Privadas na Área de Saúde no Brasil. O evento é aberto ao público e transmitido ao vivo pelo site do IEA.

Inovação na medicina

O webinar irá apresentar dados que mostram que empresas do estado de São Paulo, assim como universidades, já financiavam estudos de inovação em tecnologias na área médica desde antes da pandemia de Covid-19.

Neste cenário, representantes do setor privado e da academia irão debater como tem se dado a formação de pesquisadores no Brasil. Eles também analisarão o mercado e o fomento para essas empresas. O grupo quer ainda discutir como o setor privado nacional neste segmento está posicionado durante a pandemia e quais as perspectivas futuras.

Participarão do encontro virtual, empresas que já estavam produzindo equipamentos médicos que se tornaram necessários durante a pandemia. Estarão presentes: Wataru Ueda, CEO montadora de ventiladores pulmonares Magnamed; Luiz Gustavo Pagotto Simões, CEO da empresa de materiais inteligentes Nanox, e Paulo Tomazela, administrador de investimentos na gestora de capital variado KPLT.

Os debatedores serão Carlos Henrique de Brito Cruz, vice presidente da Elsevier Research Networks; Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e superintendente do Hospital Sírio Libanês; Eduardo Zancul, professor da Escola Politécnica (EP-USP), Guilherme Ary Plosnki, diretor do IEA e professor da EP-USP e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP); Glauco Arbix, coordenador do Observatório de Inovação e Competitividade do IEA. A pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Gestão Tecnológica da FEA, Claudia Pavani, fará a mediação.

Inovação e Criação da Infraestrutura contra o Coronavírus: Investimento Público e Privado e Criação de Empresas Privadas na Área de Saúde no Brasil.
25 de setembro, 14h
Transmissão ao vivo pela internet (sem necessidade de inscrição)
Mais informações: com Cláudia R. Pereira, clauregi@usp.br

Imagem: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura de Recife