Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Simpósio do IEA dá origem a obra sobre regulamentação do preço do livro

Simpósio do IEA dá origem a obra sobre regulamentação do preço do livro

por Beatriz Herminio - publicado 03/03/2022 16:35 - última modificação 01/04/2022 11:15

O livro "Bibliodiversidade e Preço do Livro" deriva do simpósio internacional “Por uma Lei da Bibliodiversidade”, realizado em outubro de 2021

Capa livro BibliodiversidadeO simpósio internacional “Por uma Lei da Bibliodiversidade”, realizado em outubro de 2021, deu origem ao livro "Bibliodiversidade e Preço do Livro" (Ateliê Editorial, R$59), com contribuições de pesquisadores e especialistas franceses e brasileiros presentes no encontro. A obra coletiva é organizada por Marisa Midori, pesquisadora do IEA e professora na Escola de Comunicações e Artes da USP. O evento foi uma parceria do IEA, com apoio do Programa Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo e do Institut des Amériques (IdA).

O debate tratou das condições do mercado editorial no Brasil e celebrou os 40 anos da Lei Lang, ou Lei do Preço Fixo, que surgiu na França e despertou questionamentos sobre a regulação do preço do livro no mundo. Na ocasião, os expositores defenderam que a discussão não passe apenas pela ótica do mercado, mas inclua também a economia de bens culturais e seu papel na formação dos leitores.

Com o subtítulo "Da Lei Lang à Lei Cortez: Experiências e Expectativas em Torno da Regulação do Mercado Editorial no Brasil (1981-2021)", a publicação explora a regulamentação legal do preço do livro com o objetivo de pensar projetos que promovam a bibliodiversidade, permitindo impulsionar produções para além dos best-sellers e lutar pela sobrevivência dos "diferentes suportes e tecnologias de leitura", bem como dos "profissionais e leitores que participam da cadeia do livro e da cultura escrita". Conforme apontado no prefácio, não se trata apenas de um livro técnico destinado a acadêmicos, editores e livreiros, mas de uma obra "abrangente, universal, vibrante".

O lançamento acontece no dia 9 de março, às 18h, na Livraria da Tarde, em São Paulo.


registrado em: , , ,