Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Simpósio resgata legado de Milton Santos para discutir desafios da educação na atualidade

por Fernanda Rezende - publicado 02/02/2023 16:15 - última modificação 02/02/2023 16:26

Evento inaugura as atividades acadêmicas da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica em 2023.

O legado de Milton Santos para a educação será explorado no simpósio que inaugura as atividades acadêmicas da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica em 2023. Educadores e pesquisadores são os convidados da programação sobre a vida e a obra do geógrafo. O evento acontece no dia 13 de fevereiro, das 8h30 às 18h, com 40 vagas para participação presencial (inscreva-se aqui) e transmissão ao vivo pelo canal da Cátedra no YouTube.

Serão dois painéis – “Milton Santos e a Educação”, às 9h; e “Milton Santos, um intelectual revolucionário”, às 14h –, além de uma homenagem no encerramento, com a presença de Marie-Hélène Tiercelin dos Santos, representante da família.

Os expositores tratarão de temas como globalização; interfaces do pensamento do autor com a comunicação e a semiótica; e a luta antirracista, relacionando a herança de Santos com variáveis atuais, como redes sociais, mudança climática, profundas desigualdades e ameaça à democracia. O autor defendia que a renovação profunda da educação e da universidade exigia sólida e consistente teoria crítica da sociedade e da cultura.

Segundo os organizadores, a proposta do simpósio é discutir, a partir da contribuição do intelectual, o lugar da educação para além do privilégio de elites e a Universidade não mais como torre de marfim. "Apoiar-se no pensamento de Milton Santos abre um caminho produtivo e consistente para repensar as bases conceituais da educação brasileira, recriando referências epistemológicas e pedagógicas", diz Naomar Almeida Filho, titular da Cátedra.

Simpósio Milton Santos e a Educação
13 de fevereiro, das 8h30 às 18h
Presencial (inscrições), com transmissão ao vivo
Veja a programação