Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Urbanista trata da justiça no planejamento urbano-regional de sistemas alimentares

por Mauro Bellesa - publicado 09/06/2017 15:55 - última modificação 23/06/2017 10:14

O urbanista Richard Nunes, da Universidade de Reading, Reino Unido, faz a conferência "Repensando a Justiça no Planejamento Urbano-Regional de Sistemas Alimentares" no dia 23 de junho, às 14h, no IEA.
Richard Nunes - 2017
O urbanista Richard Nunes

Na conferência Repensando a Justiça no Planejamento Urbano-Regional de Sistemas Alimentares, no dia 23 de junho, às 14h, no IEA, o urbanista Richard Nunes, da Universidade de Reading, Reino Unido, apresentará uma nova visão sobre a justiça no planejamento urbano regional de sistemas alimentares, tendo como referência as empresas alimentares urbanas (do inglês urban food enterprise, UFE). O evento terá transmissão ao vivo pela internet. A participação presencial requer inscrição prévia.

De acordo com Nunes, as UFEs são iniciativas comerciais socialmente inovadoras que buscam respostas alternativas locais aos sistemas alimentares convencionais, tanto no que se refere a insumos quanto no cuidado com a recuperação de recursos e o gerenciamento de resíduos.

Relacionado

Vídeos de
outros eventos

Leia mais notícias sobre nutrição

Conheça o Programa USP Cidades Globais

No entanto, "o pluralismo das práticas das UFEs como alternativas às práticas alimentares convencionais está longe de ser coerente", segundo o pesquisador. Ele utiliza a tradição do pensamento pragmático e pluralista para analisar esse conjunto de atividades empreendedoras em um período de "experimentação não resolvida" para o planejamento de sistemas alimentares urbanos.

De acordo com o conferencista, essa análise leva a duas questões: 1) o  que significa planejar quando se pensa na criação de sistemas alimentares urbano-regionais sustentáveis e saudáveis? 2) como avançar nessa agenda através da lente da justiça alimentar enquanto adotamos a multiplicidade de formas de praticá-la?

Nunes argumenta que uma compreensão das práticas e do poder da justiça alimentar no planejamento de sistemas alimentares "não pode ser apreendida ontologicamente, mas sim ser adotada como um conjunto de ecologias políticas emergentes e coevolutivas".

A exposição de Nunes será comentada pelas pesquisadoras: Ana Lydia Sawaya, coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza e docente da Unifesp, Thais Mauad, coordenadora do Grupo de Estudos de Agricultura Urbana e professora da Faculdade de Medicina da USP, e Carla Regina Mota Alonso Diéguez, coordenadora do curso de sociologia e política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. O moderador será Marcos Buckeridge, coordenador do Programa USP Cidades Globais do IEA e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. O evento é uma realização do IEA e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Formado em arquitetura pela Universidade Cornell, EUA, Nunes tornou-se mestre em planejamento urbano pela também americana Universidade de Massachusetts em Amherst e doutor pelo britânico Colégio Universitário de Londres. Suas especialidades de pesquisa são: planejamento espacial europeu; desenvolvimento econômico local e regional; urbanização; e mudança e governança ambiental.

Repensando a Justiça no Planejamento Urbano-Regional de Sistemas Alimentares
23 de junho - 14h
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, bloco k, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição prévia via  formulário online