Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Artista catalão reflete sobre as relações da academia com o ensino superior

Artista catalão reflete sobre as relações da academia com o ensino superior

por Mauro Bellesa - publicado 03/08/2017 12:30 - última modificação 26/04/2021 10:07

Antoni Muntadas faz a conferência "Sobre Academia" no dia 18 de agosto, às 14h. O evento tratará do projeto de mesmo nome desenvolvido por ele e que tem por cerne uma exposição.
Exposição "Sobre Academia", de Antoni Muntandas
Exposição "Sobre Academia", de Antoni Muntadas

Sobre Academia é o tema da conferência que o artista e professor catalão Antoni Muntadas, do Instituto de Arquitetura de Veneza, Itália, faz no dia 18 de agosto, às 14h, no IEA, para discutir o projeto de mesmo nome que ele tem apresentado em diversos países. O evento será em espanhol e transmitido ao vivo pela internet.

O projeto é constituído por uma exposição dedicada à reflexão sobre dois aspectos: a relação mantida ao longo dos anos entre as as práticas de ensino universitárias e a academia - enquanto instituição emblemática do saber no Ocidente - e como o sistema americano de ensino superior, com sua dualidade público/privado e suas diferentes formas culturais, econômicas, sociais e políticas, influenciou a educação e, consequentemente, os diversos modelos pedagógicos dos Estados Unidos.

Relacionado

Outros eventos

Quando promove a discussão sobre o projeto em outro país, Muntadas propõe a realização de um debate acerca dos modelos de ensino e educação do local. Esse será o caso do evento no IEA, organizado pelo Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado e coordenado por Martin Grossmann, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e ex-diretor do IEA.

A primeira edição do "Sobre Academia" foi desenvolvida e produzida entre março de 2009 e outubro de 2010 em Cambridge, EUA, na Universidade Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde Muntadas lecionou no Programa de Artes Visuais da Escola de Arquitetura de 1990 a 2014.  A exposição foi apresentada pela primeira vez no Centro de Artes Visuais Carpenter de Harvard, em março de 2011. Depois foi exibida em Vancouver, Canadá, e em Amsterdam, Holanda. De setembro a novembro deste ano, será a vez de Sevilha, Espanha, recebê-la.

O artista esclarece que o projeto possui correspondências diretas com o trabalho "Entre Molduras: o Fórum", desenvolvido entre 1983 e 1993, no qual propôs a observação e análise do sistema das artes através de entrevistas com mais de 150 "players" de diferentes segmentos do setor (museus, galerias, colecionadores, ensino, crítica e meios de de comunicação, entre outros).

Antoni Muntandas
O artista e professor Antoni Muntadas

Para o projeto atual, Muntadas pesquisou o desenvolvimento histórico da academia desde sua criação na Grécia antiga, passando por sua refundação durante o Iluminismo e estabelecimento no Novo Mundo, até sua concepção na atualidade. Além disso, entrevistou um grupo de professores renomados de Harvard, MIT e de outras universidades de pesquisa americanas. Entre os entrevistados estão Carol Becker, Noam Chomsky, John Coatsworth, Fernando Coronil, Thomas Cummins, Bradley Epps, David Harvey, Ute Meta Bauer, Doris Sommer, Mark Wigley e Howard Zinn. O grupo foi sendo ampliado nas demais edições do projeto.

Muntadas nasceu em Barcelona em 1942 e vive em Nova York desde 1971. Seus projetos abordam questões sociais, políticas e de comunicação, tais como a relação entre espaço público e privado no âmbito de determinados marcos sociais ou canais de informação e como esses são usados ​​para censurar ou promover ideias.

Em seus trabalhos, Muntadas utiliza fotografia, vídeo, impressos, internet, instalações e intervenções em espaços urbanos. Participou e organiza seminários e faz exposições em instituições na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. O Reina Sofia, a Tate Gallery, o MoMA e o MAC de São Paulo são alguns dos museus que possuem obras do artista, que recebeu prêmios e bolsas de estudo de instituições de vários países.

Sobre Academia
18 de agosto - 14h
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, bloco k, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição prévia