Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário analisa soluções baseadas na natureza para as cidades

Seminário analisa soluções baseadas na natureza para as cidades

por Mauro Bellesa - publicado 30/11/2018 15:05 - última modificação 13/12/2018 15:25

O Programa USP Cidades Globais do IEA, o LabVerde da FAU-USP e o Laboratório de Métodos Quantitativos da Esalq-USP realizam no dia 7 de dezembro, às 9h, o seminário "Paisagem Urbana: Soluções Baseadas na Natureza".
Geoprocessamento - Biomas - São Paulo, SP
Remanescentes de biomas na Zona Leste da cidade de São Paulo mapeados por geoprocessamento

Professores, pesquisadores e pós-graduandos estarão reunidos no seminário Paisagem Urbana: Soluções Baseadas na Natureza, no dia 7 de dezembro, às 9h, no IEA, para discutir métodos e técnicas de análise espacial destinadas à representação e planejamento de áreas urbanas.

O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia. Para acompanhá-lo ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.

De acordo com os organizadores, a busca de soluções baseadas na natureza, com emprego de geoprocessamento, "pode contribuir para os modelos de integração de variáveis de dados espaciais de modo a auxiliar nos estudos de cenários futuros e tomada de decisões de políticas locais para a melhoria da qualidade ambiental e urbana".

Haverá três sessões ao longo do dia. De manhã, Paulo Pellegrino, do IEA e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, falará sobre "Infraestrutura Verde nas Áreas Urbanas"; Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz, tratará de "Silvicultura Urbana". A sessão será coordenada por Magda Lombardo, do IEA e da Unesp.

A primeira sessão do período da tarde será sobre um estudo de caso: "Infraestrutura Verde para a Cidade de São Francisco-SP", com exposição de Paulo Pellegrino e Magda Lombardo.  A segunda tem por tema o estudo comparado "O Uso de Geotecnologias para a Representação Espacial das Áreas Urbanas: São Paulo, Brasília, Berlim e Amsterdã", com Demóstenes Ferreira da Silva Filho como expositor e Marcos Buckeridge, do IEA e do Instituto de Biociências (IB) da USP, como moderador.

O seminário é uma realização do Programa USP Cidades Globais do IEA, com apoio do LabVerde da FAU-USP e do Laboratório de Métodos Quantitativos da Esalq-USP.

Paisagem Urbana: Soluções  Baseadas na Natureza
7 de dezembro, 9h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia