Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sorj fala na Maison de l'Amérique Latine sobre a liderança regional do Brasil

Sorj fala na Maison de l'Amérique Latine sobre a liderança regional do Brasil

por Mauro Bellesa - publicado 22/10/2013 10:55 - última modificação 22/10/2013 17:56

O sociólogo Bernardo Sorj, professor visitante do IEA, fez conferência na Maison de l'Amérique Latine, em Paris, França, no dia 21 de outubro, sobre o livro "Brasil y América Latina: Qué Liderazgo es Posible?", publicado pela  Plataforma Democrática, uma parceria entre o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) e o Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, com apoio do Internacional Development Research Center e da Fundação Konrad Adenauer.

O livro foi organizado por Sorj, diretor do Centro Edelstein, e pelo politicólogo Sergio Fausto, superintendente executivo do iFHC, que assinam a introdução e dois capítulos da obra. Os autores dos outros capítulos são Pedro da Motta Veiga, Sandra Polónia Rios, Jerson Kelman, Sinval Zaidan Gama, José Tavares de Araújo Jr., Dan Nedal, Roberto Muggah, Alcides Costa Vá, José Augusto Guilhon Albuquerque. (Clique aqui para baixar a edição digital do livro.)

Na introdução da obra, os organizadores destacam que o modelo de desenvolvimento impulsionado pelo Brasil coloca em questão a coordenação de um verdadeiro projeto de integração econômica regional, havendo ainda o fato de a situação política e econômica da América Latina ser fragmentada e tornada complexa por diferentes orientações políticas e modalidades de intervenção.

O evento foi uma realização do Institut des Amériques, instituição patrocinada pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa e pelo Ministério de Negócios Estrangeiros e Europeus da França. Sorj é um dos integrantes do Conselho Científico do Instituto.