Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores discutem maneiras de aumentar o alcance das inovações em sustentabilidade urbana

por Nelson Niero Neto - publicado 30/10/2019 14:35 - última modificação 12/11/2019 13:16

Conceito de “upscaling”, que será abordado, trata da implementação mais ampla de inovações trabalhadas em espaços menores e protegidos

Os debates teóricos que abordam a sustentabilidade urbana geralmente propõe que seus processos de transição e implementação dependam de inovações desenvolvidas nos chamados “nichos” — espaços protegidos de experimentação e aprendizado. Alguns pesquisadores, porém, defendem que a escala de implementação desta técnica seja ampliada. Eles discutirão como isso pode ser feito no seminário The Contribution of Living Labs to Urban Sustainability Transitions: How to Deal with Upscaling?, no dia 12 de novembro, às 10h, no IEA. As exposições serão em inglês, sem tradução. Para assistir presencialmente, é preciso se inscrever gratuitamente. Para assistir a transmissão ao vivo no site do Instituto, não é preciso se inscrever.

Os expositores serão Joop De Kraker, professor de Avaliação de Sustentabilidade da Universidade de Maastricht, e Pedro Roberto Jacobi, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, um dos organizadores do seminário. A moderadora do debate será de Gabriela Marques Di Giulio, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e vice-coordenadora do grupo.

Por que o upscaling

Ao buscar maneiras mais sustentáveis de suprir as necessidades humanas nas cidades, pesquisadores costumam fazer experimentações em espaços controlados. Um exemplo são os “Laboratórios Urbanos Vivos”, espaços onde diversas partes interessadas trabalham juntas para encontrar soluções para os desafios da sustentabilidade urbana.

Os organizadores do seminário argumentam que, apesar da rápida disseminação desse tipo de iniciativa, sua contribuição para alcançar de fato a transição para a sustentabilidade ainda parece bastante limitada. “Para que isso aconteça, as inovações desenvolvidas precisam se deslocar do nicho para o regime, do experimental para o mainstream”, dizem. É o conceito chamado de upscaling, que será abordado no debate: uma implementação mais ampla de uma determinada inovação nas cidades.

Além do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, são organizadores do seminário a USP, a Faculdade de Saúde Pública (USP), e o Projeto Glocull (Globally and Locally-sustainable food-water-energy innovation in Urban Living Labs).

12 de novembro, 10h
Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia - Haverá transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678