Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Tecnologia computacional a serviço das humanidades

Tecnologia computacional a serviço das humanidades

por Sylvia Miguel - publicado 18/05/2017 10:40 - última modificação 23/05/2017 08:13

Projeto imagineRio mostra evolução urbana do Rio de Janeiro ao longo de toda sua história
Cronotopia

As aplicações da tecnologia computacional na renovação dos estudos nas Humanidades será tema de Imaginários Cronotópicos e as Humanidades Espaciais: Um Projeto. O debate acontece no dia 2 de junho das 14h às 17h, na Sala de Eventos do IEA, com a participação de Farès el-Dahdah, da Rice University, Estados Unidos. Haverá transmissão ao vivo on-line e El-Dahdah fará sua palestra em português. Para participar presencialamente, é necessário se inscrever.

O termo cronotópico se refere à associação entre tempo e lugar ou, entre história e topografia, ou história e espaço. De modo mais amplo, refere-se ao modo como o tempo e o espaço são representados numa narrativa, seja verbal ou visual, explica do professor José Teixeira Coelho Netto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, moderador do debate e coordenador do Grupo de Estudos Humanidades Computacionais, que organiza do encontro.

Na ocasião, será apresentado o projeto imagineRio, atlas virtual que mostra a evolução espacial e urbana da cidade do Rio de Janeiro desde 1500, com arquivos iconográficos, cartográficos e arquiteturais. Trata-se de uma plataforma interativa que foi criada como projeto do Humanities Research Center da Rice University, departamento dirigido por el-Dahdah.

Segundo Coelho Netto, a plataforma foi criada para o desenvolvimento de uma linguagem computacional capaz de representar graficamente, e de modo unitário ou integrado, os diferentes lugares da cidade do Rio de Janeiro ao longo de sua história, bem como o imaginário relativo a esses lugares.

“Sob esse aspecto, um ensaio em cronotopia pode verificar, por exemplo, se o mangue, zona do porto marcada pela prostituição e pela boemia, estava de fato próximo deste ou daquele lugar ou edificação, tal como descrito neste ou naquele romance ou nesta e naquela pintura. Ou, se, ao contrário, as descrições em questão partiam de uma liberdade menor ou maior de representação da realidade física e arquitetural do lugar”, afirma o professor.

Cronotopia2

Rio de Janeiro em 1834, reproduzido segundo o atlas imagineRio

Segundo Teixeira Coelho, a composição cronotópica permite, confirmar ou infirmar relatos históricos de, por exemplo, um combate travado em determinado lugar teria sido de fato fisicamente compatível com o número de combatentes tradicionalmente indicados.

A cronotopia é um conceito amplamente divulgado pelo filósofo russo Mikhail Bakthin, com seus estudos sobre o modo como diferentes gêneros literários operaram com diferentes combinações do espaço e do tempo. O conceito tem sido mais utilizado para a análise de narrativas visuais.

O atlas ilustrativo do projeto imagineRio mostra a evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda sua história, tal como existiu e como foi imaginada. Vistas da cidade realizadas por artistas, mapas feitos por cartógrafos historiadores e plantas desenhadas por arquitetos – a partir de arquivos iconográficos, cartográficos e arquiteturais – estão nesse documento virtual.

Os objetos ilustrativos aparecem contextualizados no tempo e no espaço. Os dados visuais e espaciais do atlas estão integrados em bases de dados e servidores incluindo uma biblioteca digital aberta, um sistema de informação geográfico, uma base de dados relacionais e um serviço web de conteúdos.

Em sua apresentação, também apresentará as possíveis aplicações do projeto na área denominada Humanidades Espaciais, entendida como um novo modo de ensino e pesquisa nas Humanidades, segundo o professor Teixeira Coelho.

Imagens: 1) Reprodução imagineRio/ Malta Campos, Augusto Cesar de (1864-1957), in Álbum da cidade do Rio de Janeiro: comemorativo do 1° centenário da Independencia do Brasil, 1822-1922. Rio de Janeiro, RJ: Prefeitura, 1922; 2) Reprodução imagineRio

Imaginários Cronotópicos e as Humanidades Espaciais: Um Projeto
02 de junho, das 14h às 17h
Sala de Eventos do IEA - Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo