Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Teixeira Coelho torna-se professor sênior do IEA

Teixeira Coelho torna-se professor sênior do IEA

por Mauro Bellesa - publicado 16/04/2021 20:09 - última modificação 16/04/2021 20:09

O Conselho Deliberativo do IEA aprovou em fevereiro o ingresso no IEA do professor José Teixeira Coelho Netto, emérito da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, como professor sênior.

José Teixeira Coelho Netto
Jose Teixeira Coelho Netto, novo professor sênior do IEA

O professor José Teixeira Coelho Netto, emérito da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é desde 27 de fevereiro professor sênior do IEA. Ele dará continuidade às pesquisas que vem desenvolvendo no Instituto sobre a cultura de base eletrônica (eCultura).

Teixeira Coelho coordena desde outubro de 2015 o Grupo de Estudos Culturas e Humanidades Computacionais do Instituto, por ele proposto.

Nesses primeiros dois anos como professor sênior do Instituto, ele pretende propor ao IEA que receba pesquisadores de pós-doutorado na temática do grupo de estudos, realizar pesquisa sobre eCultura em colaboração com o Centro de Alta Computação da Universidade de Stuttgart, Alemanha, dar continuidade aos trabalho do grupo de estudos (agora com a participação de pesquisadores estrangeiros) e divulgar ao público os resultados consolidados em livros e artigos via ciclos de palestras pela Internet.

No plano individual, Teixeira Coelho prosseguirá com suas pesquisas sobre arte e cultura computacional. Esse trabalho será consolidado em livro previsto para 2023 e que dará continuidade a outros dois livros produzidos ele nos últimos anos. Em 2019, ele publicou "eCultura, a Utopia Final - Inteligência Artificial e Humanidades", resultado de seminário organizado pelo IEA e pelo Itaú Cultura em 2018. Em breve será lançado "Sinais e Maravilhas (da Arte & Cultura na Era Digital".

Arte e política cultural

Bacharel em direito, mestre em ciências da comunicação pela ECA-USP e doutor em teoria literária pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Teixeira Coelho realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Maryland, EUA. Especialista em política cultural, ele coordena o curso de especialização em gestão e política cultural do Observatório Itaú Cultural e colabora com a Cátedra Unesco de Política Cultural da Universidade de Gerona, Espanha.

Além de lecionar na ECA-USP, onde se aposentou como professor titular, também foi professor de teoria da informação e percepção estética e de história da arte na Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (1998-2002), curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo (Masp) (2006-2014), cocurador da Bienal de Curitiba 2013 e curador-chefe da Bienal de Curitiba 2015. Também dirigiu o Departamento de Informação e Documentação Artística (Idart) da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo (1993 a 1996).

Alguns de seus outros livros sobre cultura e arte são: "Moderno Pós-Moderno", "Arte e Utopia - Arte de Nenhuma Parte", "Dicionário Crítico de Política Cultural" e "Dicionário do Brasileiro de Bolso - A Língua Perversa". Teixeira Coelho também é ficcionista. Seu romance "História Natural da Ditadura" foi contemplado com o Prêmio Portugal Telecom de 2007. Outras de suas obras de ficção são "Niemeyer: um Romance" e "As Fúrias da Mente".