Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro debate obra de Teixeira Coelho, que receberá título de professor emérito

Encontro debate obra de Teixeira Coelho, que receberá título de professor emérito

por Mauro Bellesa - publicado 03/09/2015 14:20 - última modificação 04/02/2016 12:17

A obra de José Teixeira Coelho Netto, professor do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA-USP, é tema de seminário no dia 23 de setembro, ocasião em que receberá o título de professor emérito da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
José Teixeira Coelho Netto
José Teixeira Coelho Netto,
especialista em política cultural

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com apoio do IEA, realiza no dia 23 de setembro, às 14h30, o encontro Ampliação da Esfera de Presença do Ser: Reflexões sobre a Obra de Teixeira Coelho, que precederá a concessão, pela ECA-USP, do título de professor emérito a José Teixeira Coelho Netto, professor titular do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da escola, "por sua significativa obra e trajetória intelectual".

Houve mudança no local do evento, que agora será realizado na antiga Sala do Conselho Universitário (rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo). A cerimônia de titulação (aberta apenas a convidados) ocorrerá às 18h30, no mesmo local.

De acordo com os organizadores, a escolha dos participantes do encontro "buscou aliar rigor intelectual e afetividade, no sentido mais amplo do termo: pessoas que afetaram e foram afetadas pelos encontros, conversas, debates, por sua vasta obra, seu inquieto e livre pensar" (veja a programação abaixo).

Teixeira Coelho é especialista em política cultural, doutor em teoria literária e literatura comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e cumpriu programa de pós-doutorado na University of Maryland, Estados Unidos. Iniciou sua carreira docente na ECA-USP em 1973, tornando-se professor titular em 1989. Foi professor também da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Atualmente, Teixeira Coelho é curador da Bienal de Curitiba, colaborador da Cátedra Unesco de Política Cultural da Universidad de Girona, Espanha, e consultor do Observatório de Política Cultural do Instituto Itaú Cultural, onde coordena a coleção Livros do Observatório. Ele foi curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo (Masp), diretor do MAC-USP e curador de diversas exposições nos dois museus. Escreveu  diversos livros sobre cultura e arte e também obras de ficção. Seu livro "História Natural da Ditadura", publicado em 2006, recebeu  o Prêmio Portugal Telecom 2007.


Ampliação da Esfera de Presença do Ser: Reflexões em Torno da Obra de Teixeira Coelho
23 de setembro, às 14h30
Sala do Conselho Universitário, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Os interessados em assistir ao evento no auditório devem efetuar inscrição prévia – Transmissão ao vivo pela internet
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/teixeira-coelho

Foto: Cecília Bastos/Agência USP