Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Titular de Cátedra do IEA-RP é homenageado em reunião da SBQ

Titular de Cátedra do IEA-RP é homenageado em reunião da SBQ

por Thais Cardoso - publicado 03/06/2022 15:38 - última modificação 03/06/2022 15:38

Mozart Neves Ramos recebeu a medalha Simão Mathias, premiação para personalidades que contribuíram para a Química no Brasil

O professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA-RP, recebeu nesta terça, dia 31, a medalha Simão Mathias. A honraria foi entregue pela Sociedade Brasileira de Química, durante sua 45ª Reunião Anual, realizada em Maceió.

A medalha foi criada para homenagear personalidades que se destacaram por suas contribuições expressivas para a Química no Brasil. Mozart foi agraciado em 2020, mas em virtude da pandemia, a cerimônia só foi realizada agora.

Mozart considera que é uma grande honra receber o prêmio. "Em primeiro lugar pelo nome que ela traz, o professor Simão Mathias, um estudioso, uma pessoa que adorava estudar e que portanto inspira todos nós a continuar essa luta em prol de uma química contemporânea e uma educação para todos, de qualidade".

O professor, que há alguns anos decidiu ir além da química e se dedicar às políticas públicas educacionais, como tem feito à frente da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, diz que a medalha foi, de certa forma, um reforço positivo a essa decisão.

"Minha luta agora é de como tornar esse país verdadeiramente independente, por uma educação de qualidade para todos e eu vou continuar nessa luta. A medalha Simão Mathias representa para mim uma energia que todos nós estamos precisando, no momento em que temos um governo que não olha para educação, para ciência e para tecnologia com a prioridade que elas deveriam receber. E cito aqui meu saudoso amigo Ariano Suassuna Ariano, que dizia: olha, eu não sou um otimista, não sou um pessimista, mas sou um realista esperançoso. E nesse sentido a medalha me traz a esperança que tanto nós precisamos".

Assista à mensagem do professor Mozart neste link.