Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Trabalhos de grupo do IEA Polo São Carlos são apresentados em evento em Cingapura

por Thais Cardoso - publicado 02/12/2013 14:41 - última modificação 02/12/2013 14:41

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Neurociências do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos que atuam na área de monitoramento da pressão intracraniana apresentaram no início de novembro quatro trabalhos no 15º Simpósio Internacional em Pressão Intracraniana e Monitoramento Cerebral, em Cingapura.

Segundo um dos pesquisadores, o biólogo e aluno de mestrado do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas da UFSCar/Unesp (PIPGCF), Danilo Cardim, a equipe levou três apresentações orais e um pôster nas áreas de validação de métodos de monitoramento da pressão intracraniana e de experimentação animal com esses métodos. O estudante é orientando do coordenador de projetos do IEA Polo São Carlos, Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas.

“Os trabalhos foram muito bem aceitos e elogiados pelos avaliadores. Foi uma experiência importante para fazermos contato com pesquisadores da área e trocarmos ideias sobre outras formas de avaliação da pressão intracraniana”, disse Danilo.

Dois dos trabalhos, sobre um método minimamente invasivo e um não-invasivo de monitoramento da pressão intracraniana, desenvolvidos pelo grupo de pesquisa de Mascarenhas, foram feitos em parceria com o prof. Dr. Marek Czosnyka, da University of Cambridge, que esteve no IEA Polo São Carlos em 2012. “Há a perspectiva de publicarmos esses trabalhos e continuarmos a parceria”, explicou Danilo.

Os trabalhos têm apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Ministério da Saúde. De acordo com Danilo, essas parcerias permitiram que o trabalho do grupo também fosse apresentado por profissionais do Ministério no Second World Health Organization Global Forum on Medical Devices, no final de novembro, em Genebra, na Suíça.