Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ubias e ZiF iniciam publicação de artigos recebidos sobre o mundo pós-pandemia

Ubias e ZiF iniciam publicação de artigos recebidos sobre o mundo pós-pandemia

por Nelson Niero Neto - publicado 10/06/2020 15:14 - última modificação 10/06/2020 15:14

A chamada ainda está aberta aos interessados

O blog “Interdisciplinarity” iniciou a publicação de ensaios sobre o mundo pós-coronavírus, recebidos após chamada lançada em abril. O artigo inaugural, “Science and its Public after the Pandemic”, de Lorraine Daston, do Instituto Max Planck (Berlim, Alemanha), trata do maior interesse do público pelo conteúdo científico produzido durante a pandemia. Daston analisou as perspectivas futuras da divulgação da ciência e a sua relação com as pessoas.

Parceria do ZiF (Center for Interdisciplinary Research, da Universidade de Bielefeld, Alemanha), que administra o blog, com a rede Ubias (Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades, na sigla em inglês), a iniciativa lançou a pergunta “Como o mundo irá/deverá mudar? A crise do corona como um desafio interdisciplinar”. Além do blog, os ensaios selecionados serão publicados no site da Ubias e na página em inglês do IEA, que apoia a chamada. Os próximos trabalhos selecionados serão divulgados nas próximas semanas.

A chamada ainda está aberta aos interessados de todas as áreas e países. Os textos devem tratar dos impactos e desafios do mundo pós-coronavírus para a sociedade.

“Há crescentes indicadores de que o mundo será diferente depois desta crise e que a globalização será questionada em muitas áreas. De acordo com essas observações, a crise do corona deve marcar um momento de virada. Em tempos de grandes incertezas, a ciência é solicitada a olhar para o futuro e oferecer um discurso racional sobre como reagir à situação”, avalia a carta da chamada.

Os ensaios devem ser escritos em inglês e ter no máximo 10 mil caracteres, incluindo espaços. Os emails para envio são zif@uni-bielefeld.de ou ubiasnetwork@gmail.com.