Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ubias, ZiF e IEA publicam ensaios sobre mudanças num mundo pós-pandemia

Ubias, ZiF e IEA publicam ensaios sobre mudanças num mundo pós-pandemia

por Nelson Niero Neto - publicado 10/06/2020 15:15 - última modificação 29/07/2020 15:02

Blog do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld, Alemanha, e site em ingês do IEA publicam ensaios sobre o mundo pós-pandemia.

O blog “Interdisciplinarity” do Centro de Pesquisa Interdisciplinar (ZiF, na sigla em alemão) da Universidade de Bielefeld, Alemanha, e o site em inglês do IEA estão publicando os ensaios sobre o mundo pós-coronavírus selecionados a partir de chamada lançada em abril.

O artigo inaugural, “Science and its Public after the Pandemic”, de Lorraine Daston, do Instituto Max Planck (Berlim, Alemanha), trata do maior interesse do público pelo conteúdo científico produzido durante a pandemia. Daston analisou as perspectivas futuras da divulgação da ciência e a sua relação com as pessoas.

Parceria do ZiF com a rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias, na sigla em inglês), a iniciativa lançou a pergunta “Como o mundo irá/deverá mudar? A crise do coronavírus um desafio interdisciplinar”. A chamada ainda está aberta aos interessados de todas as áreas e países. Os textos devem tratar dos impactos e desafios do mundo pós-coronavírus para a sociedade.

“Há crescentes indicadores de que o mundo será diferente depois desta crise e que a globalização será questionada em muitas áreas. De acordo com essas observações, a crise do corona deve marcar um momento de virada. Em tempos de grandes incertezas, a ciência é solicitada a olhar para o futuro e oferecer um discurso racional sobre como reagir à situação”, avalia a carta da chamada.