Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Uma opinião diferente sobre a crise internacional

Uma opinião diferente sobre a crise internacional

por Flávia Dourado - publicado 23/04/2009 16:55 - última modificação 21/08/2015 17:33

Dossiê da "Estudos Avançados" nº 65 trata da crise internacional a partir de diversos pontos de vista. Edição será lançada no dia 6 de maio.

Marco Antônio Coelho*

Examinando a crise internacional, a revista "Estudos Avançados",  em sua edição nº 65, que será lançada no dia 6 de maio,  trás uma opinião muito diversa daquela apresentada pela quase unanimidade de economistas brasileiros e estrangeiros.

Esse estudo, elaborado  pelo sociólogo Philippe Zarifian, professor da Universidade de Marne-la-Vallée, da França, ao analisar a crise formula alternativas para a desestabilização do capitalismo, sugerindo duas atitudes.

A primeira é a bandeira dos assalariados, aproveitando a brecha para redirecionar o rumo dos acontecimentos. Decorrente dessa causa é  indispensável defender o nível dos salários, o fortalecimento do sistema de proteção social, a luta contra o desemprego, a plena utilização de empresas públicas etc.

Outra postura reside em se ter a audácia de ultrapassar o horizonte limitado do salariado. Julga que a melhor ocasião para isso é agora, diante da  profundidade e da extensão na crise na economia. Então, o que era estranho ou puramente utópico no passado, de repente ganhou nova ressonância. Zarifian enfatiza a necessidade da busca pessoal e coletiva de novos modos de vida e trabalho.

A propósito dos mercados financeiros, quando todos governos estão encurralados na mesma crise,  ele sugere algumas medidas de bom senso, entre as quais o fechamento das bolsas de valores, por serem organismos completamente parasitários, sendo inútil pretender sua regulação. Simplesmente advoga o funcionamento de um mercado para a concessão de créditos, desde que fiscalizado de perto.

Defende uma verdadeira nacionalização dos bancos para ser resgatada uma política de crédito e a implantação de financiamentos de longo prazo para os projetos impostos pela ecologia. Zarifian colocou em questão o emprego de somas consideráveis de recursos públicos para salvar as montadoras automobilísticas, sem que esses auxílios fossem condicionados à produção de veículos ecologicamente limpos.

No número 65 de "Estudos Avançados" destaca-se o dossiê sobre a crise internacional. Além disso, nele são publicados artigos dedicados a temas indígenas, à obra de Joaquim Nabuco, do padre Antônio Vieira, de Machado de Assis e de Guimarães Rosa.

* Editor executivo de "Estudos Avançados".

caparev65p.jpg

LANÇAMENTO

A edição 65 será lançada no dia 6 de maio, às 16h, na Sala da Congregação da FEA-USP. Na ocasião haverá uma mesa-redonda sobre a crise internacional com a participação de Luiz Carlos Bresser-Pereira (FGV-SP), José Carlos Braga (Instituto de Economia da Unicamp), Geraldo Forbes (Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP) e Marcelo Tsuji (ARC Controle de Investimentos)Bresser Pereira e Braga contribuiram com o dossiê sobre a crise presente na edição.

A FEA-USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

"Estudos Avançados" nº 65 (janeiro-abril/2009). Exemplar: R$ 30,00; assinatura anual (3 edições): R$ 80,00. Informações sobre a revista e o lançamento: telefones (11) 3091-1675 e 3091-1676; e-mail estudosavancados@usp.br.