Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / UrbanSus realiza seminário na campanha Outubro Urbano do ONU-Habitat

UrbanSus realiza seminário na campanha Outubro Urbano do ONU-Habitat

por Mauro Bellesa - publicado 20/09/2019 14:35 - última modificação 24/09/2019 13:02

Smart cityInternet das coisas e tecnologia digital, resiliência urbana e planejamento, segurança intraurbana e gestão sustentável em cidades são os temas a serem debatidos no seminário Inovação e Tecnologia Digital nas Cidades, no dia 10 de outubro, às 9h30.

O evento integra a edição deste ano do Circuito Urbano, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) dentro de sua campanha anual Outubro Urbano, destinada a promover globalmente os resultados positivos da urbanização e enfrentar desafios específicos dela resultantes.

A campanha é também uma plataforma para debate e divulgação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 1, em comemoração do Dia Mundial das Cidades (31 de outubro).

A edição do deste ano terá como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.

Os temas em discussão no evento e seus expositores serão: Internet das Coisas e Tecnologia Digital - Jamile Sabatini Marques (Abes Software e IEA); Segurança Intraurbana - Marcelo Batista Nery (IEA e NEV-USP); Gestão Sustentável em Cidades - Tatiana Tucunduva Philippi Cortese (IEA e Uninove); Resiliência e Planejamento Urbano - Débora Sotto(IEA). A moderação será da jornalista Roxane Ré, apresentadora do "Jornal da USP" da Rádio USP.

O seminário é organizado pelo Programa USP Cidades Globais do IEA em parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove), o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e a Abes Software, com apoio institucional do ONU-Habitat. A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia online. Quem não puder comparecer terá a oportunidade de assistir à transmissão ao vivo pela internet.

UrbanSus

O ciclo de seminários UrbanSus do Programa USP Cidades Globais tem o propósito de contribuir para maior compreensão sobre a temática da sustentabilidade e propagá-la entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade aliada à ética socioambiental.

Alinhado aos ODS da ONU, o ciclo reflete sobre o papel das cidades e o estímulo para boas práticas, compartilhando soluções sustentáveis urbanas, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras.

Inovação e Tecnologia Digital nas Cidades
10 de outubro, 9h30
IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público (com inscrição prévia online) - Para assistir à transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever