Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ética socioambiental é tema de seminário do Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana

por Mauro Bellesa - publicado 30/04/2019 11:05 - última modificação 10/05/2019 13:00

Seminário "Ética Socioambiental", do Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana, realiza-se no dia 23 de maio, às 8h30, com organização do Programa USP Cidades Globais, Faculdade de Saúde Pública e Núcleo de Apoio à Pesquisa Mudanças Globais (Incline).

Saneamento básico
Falta ou precariedade de saneamento básico: violação de um direito humano definido pela ONU
A complexidade inerente ao desenvolvimento das cidades e ao necessário processo de gestão urbana que contemple os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas políticas, planos, programas, projetos e ações exige que questões associadas à ética socioambiental sejam adequada e efetivamente contempladas. Esse é o motivo de o Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana dedicar seu próximo seminário ao tema, no dia 23 de maio, às 8h30.

O propósito do seminário Ética Socioambiental, segundo os organizadores, é contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade aliada à ética socioambiental.

Serão quatro painéis: Ética na Ciência, na Tecnologia e no Desenvolvimento Humano; Perspectivas Teóricas para uma Ética Socioambiental; Não Humanos na Ética Socioambiental; Território, Equidade e Justiça Ambiental. As exposições serão feitas por pesquisadores da USP, UFSCar, UFRJ, UFMG, UFPR, UFSC, UFMG, UP e Furb. [Veja a programação.]

Outro objetivo do evento é aprofundar as discussões sobre as linhas de pesquisa do Programas de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade e em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, ambos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, bem como contribuir com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, também da FSP, tanto no que se refere à temática abordada quanto no que tange à possibilidade de engendrar e reforçar parcerias nacionais e internacionais.

Os organizadores do seminário são o Programa USP Cidades Globais do IEA, a FSP e o Núcleo de Apoio à Pesquisa Mudanças Climáticas (Incline), com apoio da Capes, da Comissão de Cultura e Extensão da FSP, dos Programas de Pós-Graduação da FSP e da Universidade Regional de Brumenau.

No final do encontro, às 17h, será lançado o livro "Ética Socioambiental", editado por Luciano Félix Florit (Furb); Carlos Alberto Cioce Sampaio (Furb e UP) e Arlindo Philippi Junior (IEA e FSP).

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Ética Socioambiental
23 de maio, 8h30
Sala Alfredo Bosi, sede do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito - requer inscrição prévia online (para acompanhar ao vivo pela internet não é preciso se inscrever)