Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / USP Cidades Globais escolhe logotipo em parceria com turma de Publicidade e Propaganda da ECA

por Vinícius Sayão - publicado 14/09/2017 18:00 - última modificação 15/09/2017 10:00

Elementos de identidade visual escolhidos foram produzidos pela agência Tomada e competiram com o projeto de mais oito agências de alunos do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da ECA

Logo Cidades Globais
Logo vencedor foi produzido pela agência Tomada, composta por alunos do curso de Publicidade

O programa USP Cidades Globais definiu o logotipo e os elementos da sua identidade visual. O conjunto vencedor foi escolhido entre projetos feitos por alunos do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O trabalho foi parte das atividades das disciplinas Programação Visual e Arte Publicitária, ambas ministradas pelo professor Heliodoro Teixeira Bastos Filho, conhecido como Dorinho.

No início do ano, os alunos de duas turmas do curso foram divididos em nove grupos, cada um simulando o funcionamento de uma agência de publicidade. A tarefa era desenvolver ideias para a identidade visual do USP Cidades Globais. Os projetos foram apresentados pelas agências no último dia 30 de agosto, na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, e, em seguida, a coordenação e equipe executiva do USP Cidades Globais escolheram o projeto da agência Tomada como vencedor.

Identidade visual Cidades GlobaisMatheus Araújo, um dos integrantes da agência vencedora, explicou o conceito do logo: o círculo não se completando representa a abertura a novas possibilidades e os traços crescentes que formam o círculo resumem a ideia de um “crescimento gradual” do USP Cidades Globais.

A ideia do grupo era “fazer algo que fosse mais genérico e atual, que pudesse representar as diversas vertentes de pesquisa do programa, evitando, por exemplo, fazer a imagem baseada apenas em prédios”, explicou. Além do logotipo, o projeto definiu a identidade visual para o site e as redes sociais e itens de papelaria.

A agência Tomada foi formada pelas alunas Beatriz Braga Moura, Caroline Oliveira, Júlia Tetsuya, Laura Hanek e Maria Cecília Martins, além de Matheus, já citado.