Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Valeria De Marco, especialista em literatura espanhola, assume vaga no Conselho Deliberativo

Valeria De Marco, especialista em literatura espanhola, assume vaga no Conselho Deliberativo

por Mauro Bellesa - publicado 24/06/2019 13:55 - última modificação 24/06/2019 15:18

Valeria De Marco, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), passou a integrar o Conselho Deliberativo do IEA em junho.

Valeria De Marco - 24/6/19
Valeria De Marco, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP

A professora titular de literatura espanhola Valeria De Marco, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi escolhida em abril pelo Conselho Deliberativo (CD) para ser conselheira do IEA por um período de dois anos. De Marco sucede Regina Pekelmann Markus, do Instituto de Biociências, cujo segundo mandato de dois anos expirou em dezembro.

A nova conselheira é docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH (desde 1974) e vice-presidente da Comissão Editorial da Editora da USP (Edusp) - da qual foi diretora-presidente de 2016 a 2018 - e coordenadora no Brasil do projeto internacional Editores y Editoriales Iberoamericanos (Siglos 19-21) - EDI-RED.

Ela graduou-se em letras em 1973, na FFLCH, onde também fez seus estudos de pós-graduação em teoria literária e literatura comparada. Tanto na dissertação de mestrado quanto na tese de doutorado examinou relações entre literatura e história no romance e na produção crítica de José de Alencar.

Em suas pesquisas, De Marco dedica-se ao exame dos vínculos entre literatura, história e política no século 20 na Espanha e no contexto ibero-americano. Nos últimos anos, seus estudos e atividades de orientação em iniciação científica e pós-graduação concentram-se na produção literária vinculada à Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e ao massivo exílio de intelectuais ocorrido no final do conflito.

Foto: Fernanda Rezende/IEA-USP