Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Valtencir Zucolotto é o novo coordenador do Polo do IEA em São Carlos

Valtencir Zucolotto é o novo coordenador do Polo do IEA em São Carlos

por Mauro Bellesa - publicado 24/01/2019 11:15 - última modificação 07/02/2019 10:23

Valtencir Zucolotto, professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) é o novo coordenador do Polo do IEA em São Carlos. Ele foi nomeado pelo reitor, Vahan Agopyan, para cumprir mandato de quatro anos a partir de 4 de fevereiro de 2019.
Valtencir Zucolotto
O físico Valtencir Zucolotto

O físico Valtencir Zucolotto, professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), foi nomeado pelo reitor, Vahan Agopyan, novo coordenador do Polo do IEA em São Carlos a partir de 4 de fevereiro, para um mandato de quatro anos. Ele assume a coordenação em substituição ao arquiteto Renato Luiz Sobral Anelli, professor titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) do mesmo campus.

O reitor escolheu Zucolotto a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo do IEA, na qual constavam também os nomes de Cibele Saliba Rizek, professora titular do IAU, e Carlos Alberto Montanari, professor titular do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Na escolha dos coordenadores e vice-coordenadores dos Pólos de São Carlos e Ribeirão Preto, os diretores de unidades de cada campus enviam ao CD uma lista com os nomes de no mínimo quatro candidatos ao cargo, da qual o CD escolhe a lista tríplice encaminhada ao reitor.

Zucolotto integra o Departamento de Física e Ciências dos Materiais, onde coordena o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano). Graduado em engenharia de materiais pela UFSCar, onde também fez o mestrado, tornou-se doutor na mesma área pela Escola Politécnica (Poli) da USP. Fez estágio na Universidade de Massachusetts em Lowell, nos EUA, e foi professor visitante na Universidade Joseph Fourier, na França.

Ele se dedica principalmente a pesquisas em nanomedicina, desenvolvimento de nanomateriais para diagnóstico e terapia, polímeros, automontagem, biossensores e nanocompositos. Já escreveu mais de 160 artigos em revistas internacionais e 14 capítulos de livros. É editor associado da revista "Journal of Biomedical Nanotechnology", editor da série de livros "Nanomedicine and Nanotoxicology" (Springer) e faz parte do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec).

Zucolotto atua também na área de escrita científica, ministrando cursos anuais em São Carlos, cursos online e minicursos em várias universidades do Brasil e do exterior sobre como escrever artigos científicos e editoração científica .

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP