Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Vice-coordenador do IEA Polo São Carlos participa de workshop sobre comunicação e pesquisa

por Thais Cardoso - publicado 11/05/2015 10:50 - última modificação 10/08/2015 14:59

Hamilton_WorkshopO vice-coordenador do Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos Hamilton Varela participou, no dia 29 de abril, do workshop Comunicação e Pesquisa na Universidade de São Paulo, realizado pela Superintendência de Comunicação Social da universidade.

O objetivo do evento foi reunir cientistas e jornalistas para discutir e propor meios que facilitem o fluxo da divulgação científica das Unidades de Ensino e Pesquisa para os veículos de comunicação. “Se não prestarmos conta do que fazemos, a sociedade vai pensar que somos apena uma escola de terceiro grau, e não um centro de pesquisa”, afirmou o vice-reitor da USP Vahan Agopyan.

Varela, que também é assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa da universidade, representou o pró-reitor José Eduardo Krieger no evento. “Quem conhece a USP por dentro se surpreende com a qualidade das pesquisas que são realizadas aqui, mas muitas delas não são divulgadas. Devido ao tamanho e à complexidade da universidade, essa tarefa está longe de ser trivial”, disse ele.

O vice-coordenador do IEA Polo São Carlos citou alguns exemplos de iniciativas construídas com a Superintendência de Comunicação Social no sentido de ampliar a divulgação das pesquisas, como a série de reportagens sobre os Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs) e os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) existentes na universidade.

O evento teve ainda duas mesas redondas: uma com a jornalista Mônica Teixeira, da Univesp TV, o jornalista da Folha de S. Paulo Marcelo Leite, o editor da Revista Pesquisa Fapesp Fabrício Marques e o editor do Jornal da USP Roberto Castro para mostrar a divulgação das pesquisas da universidade pela visão dos jornalistas; e outra reunindo pesquisadores da universidade para apresentar cases positivos de divulgação.