Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Vint Cerf, um dos criadores da internet, fala sobre os desafios da rede

Vint Cerf, um dos criadores da internet, fala sobre os desafios da rede

por Letícia Martins Tanaka - publicado 06/11/2020 14:50 - última modificação 10/11/2020 11:55

Co-criador dos protocolos TCP/IP participa de evento da Cátedra Oscar Sala sobre a governança da rede.

 

Vint Cerf
Vint Cerf, que participará de seminário sobre a governança da internet (Foto: liftconferencephotos de Genebra, na Suíça)

Respeitado mundialmente como um dos “pais da internet”, o matemático e informático Vint Cerf participa do webinar Os Desafios da Governança da Internet, no dia 16 de novembro, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo site do IEA. Para participar, é preciso realizar inscrição prévia. O evento é organizado pela Cátedra Oscar Sala, parceria da USP com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), operada pelo IEA e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Vint Cerf criou as regras e bases da comunicação entre computadores em rede ao desenvolver os protocolosTCP/IP, ao lado de Robert Kahn. Foi vice-presidente e “Chief of Internet-Evangelist” do Google em 2005. O matemático vai contar como os protocolos  foram elaborados, quais seus fundamentos e porque foram e ainda são necessários.

A discussão busca compreender os acordos transparentes entre setores diversos da sociedade que asseguram, em marcos legais, os valores democráticos na Internet.“O encontro vai refletir sobre a dimensão política da internet, política no melhor sentido do termo, e por isso é tão necessário”, comenta Eugênio Bucci, coordenador da Cátedra Oscar Sala.

A Cátedra Oscar Sala

Fundada em 21 de agosto de 2020, as ações da cátedra têm o compromisso de fomentar, patrocinar e orientar a produção e troca de saberes interdisciplinares para fortalecer e cultivar o conhecimento a respeito da internet, seus usos e aplicações.

A Cátedra Oscar Sala faz parte das iniciativas previstas no convênio firmado entre a USP e o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e tem como executantes o IEA e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O coordenador acadêmico é o jornalista e professor Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Luiz Fernando Martins Castro, do Conselho de Administração do NIC.br, é o coordenador-adjunto.

Do seminário, além de Cerf, também participam como debatedores a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Liane Tarouco; o assessor especial do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcio Nobre Migon; a cientista política da Fundação Getúlio Vargas, (FGV) Kimberly Anastácio; o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Augusto Gadelha; a pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do IEA, Magaly Prado e o coordenador do grupo, Vitor Blotta. A mediação da mesa será feita por Luiz Fernando Martins Castro , membro conselheiro do CGI.br e coordenador-adjunto da Cátedra Oscar Sala.

Segundo os organizadores, o debate tentará abranger os desafios que a conexão enfrenta nos dias de hoje, como a alta concentração de poder econômico e social de plataformas, a neutralidade de rede, a liberdade de expressão, e a proteção dos dados pessoais e das privacidades.

 


Desafios da Governança da Internet
16 de novembro, 10h30
Transmissão ao vivo pela internet (com inscrição prévia)
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br)