Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As dificuldades causadas pela violência para a execução de políticas sociais

As dificuldades causadas pela violência para a execução de políticas sociais

por Mauro Bellesa - publicado 21/09/2016 11:10 - última modificação 21/09/2016 11:52

A oficina "Violência, Território e Políticas Sociais" realiza-se no dia 29 de setembro, às 8h30, para convidados.

Para discutir quais são os determinantes e atores das novas formas de violência e como ela afeta a execução de políticas sociais no Brasil, o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza realiza no dia 29 de setembro, às 8h30, a oficina Violência, Território e Políticas Sociais (veja a programação abaixo). O evento será exclusivo para convidados, mas poderá ser assistido ao vivo pela internet.

A oficina terá a participação de pesquisadores de várias áreas do conhecimento, de forma a esclarecer esse quadro da realidade brasileira e construir propostas que contribuam para o equacionamento da violência. O grupo vai elaborar um "position paper" baseado nas discussões do encontro.

Diagnóstico
Os pesquisadores consideram que "a violência no Brasil vem se manifestando de forma alarmante tanto no espaço urbano como no campo e, ao transformar o cotidiano das populações, representa uma ameaça diária, criando percepções e situações de risco e insegurança".

De acordo com o grupo, embora a violência esteja presente nos mais diferentes espaços e das mais diferentes formas, "os territórios mais vulneráveis têm sido seu palco privilegiado, criando novas territorialidades que necessitam ser desveladas".

As políticas públicas têm encontrado dificuldade progressiva para dar respostas efetivas a essa questão, segundo o grupo: "A prevenção das ações de violência e o combate a elas são geralmente fragmentadas e dissociadas, sendo que na maioria das vezes a violência é tratada como caso de polícia".

Programação


Violência, Território e Políticas Sociais
29 de setembro, 8h30, com transmissão ao vivo pela internet
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678