Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mulheres e violência sexual, um desastre humanitário em perspectiva

Mulheres e violência sexual, um desastre humanitário em perspectiva

por Fernanda Rezende - publicado 01/11/2016 11:40 - última modificação 23/11/2016 14:08

No próximo 25 de novembro, Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres, acontece no IEA o seminário Violência Sexual contra Mulheres em Tempos de Conflito.

No próximo 25 de novembro, Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres, o IEA, o  Escritório USP Mulheres, o Remember the Women Institute (RWI) e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP realizam o seminário Violência Sexual contra Mulheres em Tempos de Conflito.

Rochelle Saidel - Perfil
Rochelle Saidel, diretora do RWI

Com conferência de Rochelle G. Saidel, fundadora e diretora executiva do RWI, e Beatriz de Barros Souza, mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito (FD) da USP, a moderação será de Eva Alterman Blay, coordenadora do USP Mulheres. A atividade acontece das 10h às 12h, na Sala de Eventos do IEA, e terá transmissão ao vivo pela internet. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição prévia. Rochelle falará em inglês, sem tradução simultânea.

O tema será analisado sob dois panoramas. O primeiro discute a violência sexual durante o Holocausto, tendo como base o trabalho interdisciplinar de um grupo internacional de pesquisadores, que busca ampliar e aprofundar a compreensão das experiências de estupro e outras formas de violência sexual sofridas por judias naquele período. As conferencistas farão referência a depoimentos, documentos do regime nazista, livros de memória de sobreviventes e representações artísticas.

Outro contexto de análise será a violência sexual contemporânea na Somália, fenômeno caracterizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como "o pior desastre humanitário contemporâneo". O debate focará a situação presente naquele país e possíveis soluções, como as que foram apontadas no projeto A Five-Point Plan to Curtail Sexual Violence in Somalia, relatório do Human Rights Watch que vem acompanhando a situação na Somália desde 2012 e propõe um roteiro de cinco pontos destinado a ajudar o governo, países doadores e outras entidades a por em prática uma estratégia nacional de longo prazo para acabar com esses abusos.

As conferencistas

Rochelle G. Saidel é fundadora e diretora executiva da Remember the Women Institute (RWI), organização sem fins lucrativos com sede em Nova York , que realiza e incentiva projetos de pesquisa e culturais voltados à integração das mulheres na história. Em suas pesquisas, Saidel foca as mulheres que sofreram violência sexual durante o Holocausto. Ela é autora de artigos, capítulos de livros e obras completas sobre diversos aspectos do Holocausto. Co-editora da série Violência Sexual Contra Mulheres Judias durante o Holocausto, da coleção publicada pelo Instituto Hadassah-Brandeis. É finalista do National Jewish Book Awards, na categoria Estudos da Mulher. Outra obra sua, “The Jewish Women of Ravensbrück Concentration Camp”, também é finalista do National Jewish Book Awards, nas categorias Estudos do Holocausto e Estudos da Mulher. Seu mais recente livro é “Mielec, Polônia: O shtetl que se tornou um campo de concentração nazista”, trabalho que teve parte financiada por bolsa de pesquisa do Instituto Internacional de Pesquisa do Holocausto em Yad Vashem, Jerusalém, Israel.

Tem apresentado o tema internacionalmente por mais de 35 anos, em conferências nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, China, Alemanha, Hungria, Israel, México, Noruega, Polônia, Rússia e Suécia. É pesquisadora sênior do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Recebeu seu PhD em Ciência Política pela The Graduate School and University Center, da City University of New York City. Atualmente divide seu tempo entre Jerusalém, Nova York e São Paulo.

Beatriz de Barros Souza é mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito (FD) da USP, com ênfase em gênero e refúgio. É formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, tendo atuado com imigração e direitos humanos na prefeitura de São Paulo de 2012 a 2015.

Violência Sexual contra Mulheres em Tempos de Conflito
25 de novembro, 10h
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição