Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA realiza conferências na Virada Sustentável

IEA realiza conferências na Virada Sustentável

por Fernanda Rezende - publicado 18/08/2017 15:55 - última modificação 03/08/2018 17:52

Atividades acontecem nos dias 24 e 25 de agosto, na Sala de Eventos do IEA
São Paul Poluída
Poluição do ar em São Paulo: índices superam o recomendado pela OMS

O programa USP Cidades Globais promoverá quatro seminários na Virada Sustentável, que acontece de 24 a 27 de agosto em São Paulo. As atividades acontecerão na Sala de Eventos do IEA, nos dias 24 e 25 de agosto.

Na quinta-feira, 24, às 10h, o pesquisador do IEA Ricardo Young, ex-vereador de São Paulo, coordenará a mesa Sustentabilidade, Complexidade e Políticas Públicas, com a participação de Alexandre Zeitune, vice-prefeito de Guarulhos; Marcelo Ignatios, superintendente da SP-Urbanismo, da prefeitura de São Paulo; do vereador José Police Neto (PSD-SP); e do arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, ex-vereador de São Paulo e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O grupo discutirá a elaboração e a implementação de políticas públicas que levem em conta a sustentabilidade sob a ótica da complexidade.

No mesmo dia 24, às 15h, o coordenador do USP Cidades Globais e professor do Instituto de Biociências da USP, Marcos Buckeridge, coordenará a discussão sobre Mudança Climática e Cidades, ao lado de Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA e professor da Faculdade de Educação da USP, e a geógrafa Jane Zilda Ramires, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura de São Paulo. Um dos relatores pelo Brasil do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU, Buckeridge e Jacobi avaliarão o impacto das mudanças climáticas nas cidades.

Desigualdade Social
Grandes centros brasileiros ainda têm a desigualdade social como um dos principais problemas

O painel Mobilidade Urbana acontece no segundo dia de atividades, 25 de agosto, às 10h, coordenado por Paulo Saldiva, diretor do IEA e professor da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Para falar, dentre outros temas, sobre o planejamento e integração de modais, estarão presentes Luiz Antonio Cortez Ferreira, especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade no Metro SP; e Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

O tema Desigualdade e Violência será abordado na tarde do dia 25, às 14h30, com comentários da cientista política Marta Arretche, diretora do Centro de Estudos da Metrópole, e do sociólogo Sérgio Adorno, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP. A moderação será de Vitor Blotta, doutor em direito e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, especializado em temas como direitos humanos, violência e esfera pública.

Todas as conferências serão transmitidas ao vivo pelo site do IEA. Para participar presencialmente, não é necessário realizar inscrição prévia.

Outros eventos

Também na Virada Sustentável, membros do Grupo de Pesquisa em Agricultura Urbana promoverão atividades na Horta da Faculdade de Medicina da USP, no dia 26 de agosto. O endereço é na Avenida Doutor Arnaldo, 455, próximo à estação Clínicas do Metrô. Confira a programação:

9h30 às 11h – Abertura. Oficina sobre as PANCS (plantas alimentícias não convencionais) e degustação de pratos desenvolvidos com as PANCS - Profa. Thais Mauad

11h15 às 12h30 – Oficina sobre como plantar em pequenos espaços - Paulo Sérgio Zembruski

12h45 às 14h – Roda de Conversa – sobre Agricultura Urbana com o grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU)

14h15 às 15h30 – Oficina de Plantas Medicinais - Marcia Kubrusly

15h45 às 17h – Tour pela horta e troca de sementes - Regiane Carvalho de Oliveira e Katia Cristina Dantas